Bem vinda temporada invernal no hemisfério sul | Chegou a hora de virar a página e focar no próximo inverno

Temporada de Inverno HS

Puxa, quase nem deu tempo para se despedir dessa temporada invernal que terminou (apesar das continuas nevascas primaveris que ainda estão interessando muitas regiões de montanha…) e já estamos prontos para começar tudo de novo, mudando somente de hemisfério. Sem dúvida, a temporada invernal que vale a pena investir tempo e grana é aquela no hemisfério norte, enquanto as do hemisfério sul costumam ser mais fraquinhas e, se comparadas, absurdamente caras. Mas, é o que temos nesse período do ano e já há algumas galeras que fecharam pacotes e snowtrips tanto para Argentina, quanto para o Chile (geralmente o destino mais procurado). Tem até alguns que já estão planejando a próxima para carnaval 2014!! Isso sim que é dedicação 😀


Cortesia: Fabio Melo – Campeonato Brasileiro Amador em Las Leñas (ARG)

Sendo sincero, esta foi realmente uma boa temporada invernal, com muita neve e com condições perfeitas em boa parte dos centros de esqui do hemisfério norte. Os gurus do meteo preveem que no hemisfério sul também deverá/poderá ser um inverno abundante e empolgante: com certeza inferior ao dos gringos que agora se preparam para o verão, mas melhor que o inverno sul americano da temporada passada, que foi muito quente e seco, lembram? Independente, ou quase, do fator climático, a programação dos eventos invernais parece ser bem interessante e cheia de belo projetos. O tradicional campeonato da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) foi confirmado para acontecer em Vale Nevado (CHL), enquanto o campeonato dos Amadores será realizado em Las Leñas (ARG). Também está preste a ser divulgado o calendário com as datas que compõem o circuito sul americano promovido pela World Snowboard Federation (WSF) e válido pelo ranking internacional do World Snowboard Tour (WST), antes conhecido como TTR. Mas atenção porque estão incluídos na programação também uns eventos que deverão acontecer no País: duas grandes feiras nacionais hospedarão duas distintas manifestações de snowboard, na esperança que possam se tornar algo de/com qualidade nas edições futuras. E mais: parece que uma grande marca de eventos de snowsports internacional está em busca de uma cidade brasileira para realizar uma etapa do próprio circuito mundial. Não podemos esquecer também da inauguração do primeiro snow-dome da América do Sul: o Snowland de Gramado (RS), com data prevista para este nosso outono… e parece que outros estão por vir. Só para ser preciso: a pista do hotel Le Canton, em Teresópolis (RJ), não é de neve ou simil-neve: é feita em material sintético tipo snowflex. Navegando pelo Facebook achei este comentário (com fotos…) bem interessante a respeito do Snowland:


Cortesia: Leonardo Marques – O Snowland que está sendo construído em Gramado (RS)

Pessoal, estive em Gramado no feriado, e passei em frente à futura pista de neve indoor que está sendo construída por lá.
As fotos foram tiradas numa parada rápida, a caminho de outro evento infanto-familiar, mas já dão uma pequena noção de que teremos, mesmo, uma pista minimamente decente no Brasil. A vista da parte de cima da estrada mostra um pouco do interior da estrutura (não tirei foto), e me pareceu beeem amplo.
Meu pai estava comigo, e já esteve na pista de Dubai, disse que a de lá é maior. Enfim, em breve vai ser possível conferir, já que a conclusão está prevista pros próximos meses.
Detalhe: o Snowland fica quase em frente a um condomínio de lá, chamado Aspen Mountain, que realmente tem casas com arquitetura típica das Rockies…
Se colocarem um ou dois jumps, e um box ou coisa parecida, resolvo a temporada de meio de ano por lá!
Abs.

Fonte: Facebook – Autor: Leonardo Marques


Cortesia: Leonardo Marques – O Snowland que está sendo construído em Gramado (RS)

Voltando o pensamento para a neve de verdade, estava vendo que tem vários snowtrips se organizando e daí surgiu uma ideia para tentar estimular estas crews a serem mais conhecidas, que além disso poderia facilitar a vida dos que ainda andam sozinhos, mas que estão interessados em se juntar a um desses grupos. Uma sorta de database que possa mostrar qual poderia ser a galera mais indicada, com base no seu próprio perfil, para se agregar e tornar o snowtrip “solitário” em uma verdadeira festa na neve!! Ou seja, estou procurando saber quem está organizando uma snowtrip para/com grupos de amigos/familiares durante essa temporada invernal e que estejam dispostos a aceitar, se for o caso, novos integrantes. Não estou interessado em pacotes de agências de turismo, somente de riders para riders. Favor entrem em contato comigo aqui no blog/email ou in-box no Facebook de Snowaddicted Brasil.

E agora mais um desafio, conseguir por um preço “justo” duas passagens para a grande cidade de São Paulo (SP). Ida e volta para presenciar ao primeiro evento da temporada: quarta-feira 01 de maio parece que vai ter uma apresentação de snowboard na Adventure Sport Fair em São Paulo (SP) e, segundo a programação, no sábado deverá ter outra. Mais detalhes (espero) nos próximos dias.

Mais detalhes e infos Adventure Sport Fair – São Paulo (SP).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

One thought on “Bem vinda temporada invernal no hemisfério sul | Chegou a hora de virar a página e focar no próximo inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *