ULLR | A poderosa divindade do inverno

 

No imaginário moderno é bastante comum ouvir pronunciar o nome de Ullr nas conversas entre esquiadores e, de forma geral, também nos papos de todos os que interagem diretamente e/ou indiretamente com a neve. Geralmente quando há falta de neve é em Ullr que as orações estão voltadas… e quando ela chega, é costume agradecer essa divindade ancestral. Para a maioria dos fissurados em neve, Ullr é o Deus da Neve conhecido desde da era Viking e tal. Mas, na real, não existe NENHUMA evidência histórico/cultural que indique Ullr como o Deus da nossa amada Neve. Porém é curioso ver como existem vários badalados festivais que homenageiam Ullr enquanto Deus da Neve tanto na Europa, como no continente norte americano ou na Oceania também. Existem até comunidades dedicadas e é um nome bastante batido entre as marcas ligadas a neve, tipo escolas de esqui, bares e serviços para turismo invernal em geral. Vale lembrar que: antigamente as nevascas eram consideradas como um fator potencialmente negativo para as populações. Mais comparável com um estado d’animo inquieto e/ou enfurecido das divindades que, consequentemente, complicavam a vida da população por meio desse tipo de punição/calamidade… hipótese da argumentação para responder sobre a curiosa falta de sequer divindade histórica homenageando o elemento neve.

          
A pedra rúnica de Böksta, na Suécia, com uma possível imagem de Ullr – Indicativamente século XI.

Na etimologia o nome Ullr, em nórdico antigo, parece ter origem a partir de Wuldor, que em inglês antigo poderia ser traduzido como glória, ou de Wulþus que em gótico significaria esplendor. Procurando esse nome no vocabulário proto-alemão seria Wulþuz, enquanto em latino Vultus. Mas também era conhecido como Ollerus, Ullar, Uller, Ullin, Holler, Vulder, Ull ou Ullur.


Arte moderna de M Julz representando Ullr

Na mitologia nórdica, Ullr é o deus da caça, da justiça, do inverno (estação) e é considerado como o patrono da agricultura. Não são conhecidas as origens dessa divindade, mas pelos indícios encontrados na literatura, sabe-se que morou em Ydalir e é um excelente arqueiro e esquiador. Pertence a poderosa família dos Æsir e pela tradição ele é o filho de Sif, mas não se sabe o nome do pai. Sucessivamente Sif irá casar com o grande Thor que aceitará Ullr como enteado. Apesar dos historiadores nunca ter encontrados relatos indicando Ullr como o Deus da Neve, vale a pena evidenciar que na iconografia é sempre representado com esqui aos pés e arco e flechas nas mãos… tornando-o hipoteticamente o primeiro bi-atleta da historia!


Cortesia: Árni Magnússon Institute, Islándia. Antigo manuscrito do século IIXX

Então, as evidencias oficiais não confirmam a Ullr o status de Deus da Neve. No entanto, a maioria dos viciados em neve, especialmente europeus e norte americanos, costumam orar e preparar propiciatórios rituais em homenagem a ele enquanto potencial Deus da Neve. Quem sabe, talvez estamos testemunhando uma espécie de metamorfose da divindade que pode acontecer ao longo dos tempos para atender às mais atuais necessidades e percepções da comunidade contemporânea. Isso não é novidade e já aconteceu com muitas outras religiões e/ou deuses no mundo todo e em diversas épocas… justificando assim os novos poderes que vieram junto com essa moderna ressuscitação do poderoso Ullr. Mas também poderíamos argumentar que: os esquiadores e os fazendeiros rezariam para Ullr para trazer abundantes nevascas tanto para esquiar como para isolar e proteger a terra das lavouras agrícolas durante os invernos… De forma poética podemos tranquilamente resumir que: Ullr é a grande divindade viking da caça e do inverno. Significa glória e pelos viciados em powder é o cara que atende as orações 😀 #TheBOSS #ThanksULLR #PowderInTheNameOfULLR!!

Quer saber mais? -> Pergunta 😀

Spread SnowLove Everywhere …é isso que nos motiva!

Facebook.com/Snowaddicted.Brasil                    Twitter Snowaddicted Brasil                    Snowaddicted Brasil Instagram