Chegou o inverno 2017 | Prontos para mais uma temporada de inverno!

Solstício de Inverno 2017

O inverno no hemisfério sul, e mais precisamente no nosso continente, chegou oficialmente nessa madrugada às 1h24min dessa quarta-feira dia 21 de junho 2017. Mas nestas últimas semanas já registramos vários episódios de frio e de intensas nevascas… nevou até em Urubici (SC), lembram? Alias, pensando de forma local, aqui as previsões para esse inverno pelas terras perto da Ilha da Magia:

O inverno será frio do início ao fim, como é comum no Estado (de Santa Caterina…). Teremos pouca chuva, já que a estação é mais seca do que as outras. Também devem ocorrer seguidos episódios de geada e alguma chance de neve nos pontos mais altos da Serra.

Fonte: meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram


Cortesia: Las Leñas – Imagem dia 18 junho, via Facebook.

Lembrando que a temporada invernal dos centros de esqui no continente costuma iniciar perto do final de junho/começo de julho, no lado Argentino a situação está bastante diferenciada. Na parte mais ao norte do país de los hermanos, Las Lenãs (ARG) parece ser o único centro de esqui com bastante neve e com os meios de elevação já ativos, apesar da localidade ainda não estar com todas as pistas abertas e todos os meios de elevação funcionando.

   
Cortesia: Catedral Alta Patagônia (esq.) e Cerro Chapelco (dir.) – Webcam do dia 21 junho

Na parte central a situação está mais complicada. Nevou abundantemente no dia 17 de junho, mas a causa da influencia da proximidade com os lagos, as temperaturas amenas atrapalham bastante na conservação da neve em Cerro Catedral (ARG) e, especialmente, em Chapelco (ARG).


Cortesia: On Shore – Imagem de Caviahue no dia 18 junho, via Facebook.

Atualmente estes centros de esqui não anunciaram ainda a data oficial de abertura da temporada e, como pode ser visto pelas webcams, as pistas se encontram ainda impróprias para a prática do esqui. Por outro lado, Caviahue (ARG) está com bastante neve, mas também não divulgaram a data de abertura oficial… indicativamente prevista pela primeira semana de julho.


Cortesia: Cerro Castor – Imagem dia 17 junho, via Facebook.

No fim do mundo, o Cerro Castor (ARG) está pronto para iniciar a temporada com bastante neve! Com mais de meio metro na base e quase um na parte mais alta da montanha, nessa sexta-feira dia 23 de junho os meios de elevação iniciarão a funcionar!


Cortesia: Portillo Ski – Imagem dia 18 junho

Situação diferente no Chile. Em Portillo (CHI) as fortes nevascas destes últimos dias deixaram condições perfeitas e a greenlight chegou: ou seja a temporada vai iniciar nesse fim de semana, a partir do dia 24 de junho.


Cortesia: Valle Nevado Ski Resort – Imagem dia 17 junho

Enquanto isso, nos centros de esqui da região metropolitana de Santiago (CHI) os viciados em neve já estão desfrutando dos resultados deixados pelas generosas nevascas que rolaram e os meios de elevação já estão funcionando a todo vapor! Temos amigos que foram durante o feriadão do Corpus Cristi para conferir a situação e os comentários foram muito empolgantes. Na real fazia tempo, mas muito mesmo que não acontecia uma pre-temporada tão abundante!


Cortesia: Corralco Ski Resort – Webcam dia 18 junho 2017

Mais ao sul, também Chillán (CHI) e Corralco (CHI) irão inaugurar nesse fim de semana a temporada de inverno 2017. Os playgrounds escolhidos para a terceira edição do #SAFE apresentam condições muito empolgantes especialmente em visão do nosso evento, como também para os do nosso parceiro Freeride World Qualifier (FWQ). Temos boas chances de que estas primeiras nevascas formem um snowpack ideal para receber as próximas nevascas e deixar “nossos quintais” da melhor forma possível para fazer acontecer as nossas brincadeiras. #Crossfingers


Previsão de condições épicas!

De qualquer forma ULLR está andando pelos Andes: além de tudo o que já nevou até agora (as melhores condições de pre-temporada dos últimos 20/30 anos …dizem), outras grandes bombas de neve estão chegando!! Para hoje a noite, especialmente na região central, estão previstas fortes precipitações de neve. Mas o mais interessante é aquele ciclone (em vermelho) que está pegando força e que as previsões indicam que chegará com tudo para o fim de semana: ou seja, aguardem por condições simplesmente É-P-I-C-A-S!!! #ProcurasePatrocinioURGENTE 😉

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *