EDUCATIONAL | Rumo ao powder

 


Cortesia: #SAFE – Rumo ao powder

Na real a questão segurança na montanha é bem simples: basta seguir umas poucas “regras” baseadas no bom senso para manter esse nível de tranquilidade bastante alto. O grande problema surge só quando as coisas dão errado, mas vale a pena evidenciar que estamos no controle dos eventos na maior parte do tempo e, fazendo as escolhas certas, limitaremos bastante a probabilidade de riscos. Mas que fique bem claro: no backcountry somos totalmente responsáveis pelas nossas ações e pelas respectivas consequências. Então, para evitar que as coisas corram mal, existem algumas dicas muito simples que irão permitir sair de casa com mais responsabilidade, rumo ao powder.

Mental Key

As bases para realizar uma jornada de backcountry potencialmente segura:

  • Nunca ande sozinho.
  • Seja humilde, saiba sempre como se comportar e como controlar seu próprio ego.
  • Controle o boletim avalanche todos os dias e, de consequência, adapte seus planos.
  • Em caso de dúvida, não saia.
  • Ter sempre o transceptor de avalanche, pá e sonda e saber como usá-los.
  • Confira e pratique regularmente com seu transceptor de avalanche.

 


Cortesia: #SAFE – Freeriders analisando o playground

Claro que, às vezes, as coisas não saem exatamente da forma como planejadas. Um erro de cálculo das condições da neve, um nevoeiro que apareceu de repente, uma linha errada ou um amigo cujas habilidades não eram tão boas como prometidas… mas felizmente sabemos que a maioria das problemáticas que podem acontecer durante a jornada não costumam terminar necessariamente com um acidente fatal. Porém, vale a pena lembrar que, em média, cerca de 100 pessoas morrem nos backcountry pelos Alpes todos os anos e o freeriding é sim um esporte de risco. Na real desenhar na neve fresca não é perigoso, mas as circunstâncias e nós mesmos são os fatores que o tornam perigoso. Fazemos nossas próprias escolhas e temos que ser conscientes das possíveis consequências.

E se as coisas derem errado?

Pois é. Fizemos tudo corretamente, mas os acidentes acontecem e, pior, alguém do grupo está preso em uma avalanche. É exatamente em momentos como este que a vida das vítimas depende do equipamento (de todos) e da forma com a qual será usado. Lembrando que o resgate na montanha está muito longe e só temos 15 minutos para tirar os amigos presos na avalanche e lhe dar uma chance razoável de sobrevivência.

Nunca deixar ao acaso

Lembrete: humildade e respeito, pois a montanha é sempre mais poderosa. #RideSAFE #RideAGAIN

Prevenção

Freeriding competitivo

  • História do freeriding competitivo (soon…)
  • Sistema de julgamento (soon…)
  • Glossário de freeride (soon…)

 

Quer saber mais? -> Pergunta 😀

 

Spread #SnowLove Everywhere …é isso que nos motiva!

Facebook.com/Snowaddicted.Brasil                    Twitter Snowaddicted Brasil                    Snowaddicted Brasil Instagram