SNOWBOARD | História, informações e outras curiosidades

 


Cortesia: Colorado Ski Museum – Primeiros modelos de Snowboards

Fica um pouco difícil imaginar os primeiros seres humanos rasgando ladeira abaixo as encostas das montanhas usando equipamentos de neve primitivos de qualquer tipo, mais ainda com algo parecido ao Snowboard da mesma forma que o conhecemos hoje. Porém sabemos que as civilizações mais antigas que moravam nas latitudes mais frias do norte da terra desenvolveram métodos para circulação e transporte sobre a neve. Pensando nisso, vale lembrar que no ser humano existe uma natural predisposição para o jogo e a diversão, logo é muito provável que alguns deles devem ter gostado de botar para baixo nas encostas nevadas… e com certeza teve alguém que tentou experimentar deslizar na neve com postura lateral para desfrutar do powder.


Cortesia: Jeremy Jones – Petranboard, o conceito mais ancestral do Snowboard

O conceito de Snowboard é bastante jovem na história intrínseca aos esportes na neve e sabemos que antigamente usavam-se proto-esquis enquanto mais práticos e polivalentes. De forma geral, o conceito absoluto de Snowboard consiste em: deslizar na neve equilibrando-se sobre uma prancha, utilizando uma postura lateral… e aparentemente não tem nenhuma ligação direta com o surf! O relato mais antigo encontrado até hoje do proto-snowboard tem origens nas remotas montanhas de Kaçkar, na Turquia. Há mais de 400 anos existe uma tradição, viva até hoje e passada de pai para filho, entre a população dos vilarejos dessa região da Anatólia, que consiste em utilizar uma prancha de madeira rústica e equipada com uma corda para ajudar a manter o equilíbrio, com a qual deslizar pela neve nas pendências das montanhas, exclusivamente para fins lúdicos. Os sábios locais indicam o vilarejo de Petran como o berço desse fenômeno cultural, motivo pelo qual esse “esporte” é (hoje) chamado de Petranboard.


Cortesia: M.J. “Jack” Burchett – O primeiro Snowboard #ever

Os primeiros indícios do Snowboard moderno começam aparecer somente no seculo XX no estado norte americano do Utah. Em 1929 M.J. “Jack” Burchett foi o primeiro na história a explorar o conceito de surfar a neve! MJ teve a ideia de usar uma única prancha de madeira compensada, grande o suficiente para ele se equilibrar em pé e, na qual, foram usadas algumas rédeas de cavalo para segurar seus pés na prancha. Existem alguns relatos documentando as proezas do Jack testando essa curiosa invenção nas colinas circunstantes, mas infelizmente foi quase imediatamente esquecida, por mais outros trinta anos.


Cortesia: Tom Sims – O modelo original do Ski Board

Para encontrar outros pedaços da jornada do Snowboard tivemos que aguardar até 1963, quando um jovem de apenas 8 anos realizou um rudimental brinquedo de madeira que ele chamava de “ski board”. O guri: Tom Sims… Mesmo assim passaram-se mais anos “na geladeira” até chegar o momento da partida oficial da história desse esporte. No Natal de 1965, um cidadão norte americano, Sherman Poppen, teve a ideia de juntar artesanalmente dois esquis para presentear as filhas com um instrumento que permitisse descer as ladeiras nevadas como fosse um surf na água…

…por isso a lenda conta que seja “filho” do surf. Por outro lado, o esporte que mais contribuiu e contaminou profundamente, uma espécie de irmão maior, sempre foi o skate.

 


Cortesia: Sherman Poppen – O Snurfer

Em 1966 Sherman patenteou essa invenção e o conceito de Snurfer. Em pouco mais de um ano, vendeu mais de um milhão de unidades, dando assim o ponta pé naquilo que sucessivamente, Tom Sims (antes) e Jake Burton (depois), irão aperfeiçoar e customizar, transformando o Snurfer em Skiboard e, sucessivamente, no Snowboard que hoje conhecemos.


Cortesia: WINTERSTICK – O primeiro Snowboard industrial

Paralelamente, outro norte americano: Dimitrije Milovich costumava brincar com os amigos deslizando nas encostas com neve usando bandejas de refeição… isso inspirou a começar e experimentar e amadurecer a ideia. Abriu a Winterstick na garagem de casa e em 1972 estava produzindo o primogênito da estirpe dos Snowboards na forma e no conceito de como é hoje conhecido. Mas o ano decisivo para esse esporte foi o 1977! Naquele inverno Dimitrije e seus amigos estavam sofrendo por obstrucionismo por parte dos centros de esqui… oficialmente justificado por umas incongruências burocráticas, enquanto esse equipamento de neve não estava ainda homologado, as seguradoras não teriam coberto os possíveis acidentes nas pistas. Empasse esse que foi resolvido poucas semanas depois, quando Milovich obteve a confirmação oficial e por escrito das principais seguradoras do mercado que incluíram formalmente a prática de snowboarding nos centros de esqui. A evolução e a revolução histórica do Snowboard começaram naquele exato momento. Só que até entāo nāo existia ainda a palavra snowboard: esse novo esporte era chamado de snurfer ou de skiboarding. Será o lendário skater Willi “Wee” Winkels a forjar em 1978 esse nome: snowboard!

Quer saber mais? -> Pergunta 😀

Spread SnowLove Everywhere …é isso que nos motiva!

Facebook.com/Snowaddicted.Brasil                    Twitter Snowaddicted Brasil                    Snowaddicted Brasil Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *