Temporada de inverno boreal para os atletas brasileiros de snowboard | O Brasil volta a marcar presença na neve

Atletas Brasileiros na Neve

A temporada invernal no hemisfério boreal iniciou e, apesar de algumas problemáticas organizacionais que surgiram no começo, há algumas semanas o time nacional de snowboard já se encontra na neve treinando e iniciando a temporada das competições. O Campeão brasileiro de snowboard Marcos Batista e o rookie catarinense Amaury Rosa estão em Keystone (EUA) treinando no snowpark e aproveitando de uma ótima infraestrutura de treinamento a seco presente na região. Por outro lado a pluri Campeã brasileira de snowboard Isabel Clark estava na Europa onde treinou em função do primeiro compromisso com a Copa do Mundo. A experiente Isabel, aos 36 anos inicia a sua terceira e provável última campanha rumo aos Jogos Olímpicos Invernais que serão disputados em Sochi (RUS) em fevereiro de 2014 e para garantir esta importante possibilidade a carioca deverá conseguir se manter no ranking das melhores 24 atletas de snowboard do mundo. O critério usado para a classificação Olímpica no snowboard leva em consideração os pontos que os atletas irão obter nas etapas da World Cup durante as temporadas 2012/13 e 2013/14, mais os pontos que serão conquistados durante o Campeonato Mundial de 2013. Por enquanto na primeira etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross (SBX), que foi realizada neste fim de semana em Montafon (AUT) e organizada pela Federação Internacional de Esqui (FIS), Isabel teve que enfrentar baterias com nível técnico bastante elevado e obteve a décima quinta colocação após ter chegado até as quartas de final. Próxima etapa agora será em Telluride (EUA). Confiram abaixo o calendário das competições onde os nossos atletas irão representar o Brasil na neve:

06/07 de dezembro 2012 – Montafon (AUT) – Isabel Clark
12/14 de dezembro 2012 – Telluride (EUA) – Isabel Clark
09/11 de janeiro 2013 – Copper (EUA) – Marcos Batista
01/02 de fevereiro 2013 – Blue Mountain (CAN) – Isabel Clark
08/09 de fevereiro 2013 – Kongsberg (NOR) – Isabel Clark
10/17 de fevereiro 2013 – Sochi (RUS) – Isabel Clark e Marcos Batista
08/09 de março 2013 – Arosa (SUI) – Isabel Clark
15/16 de março 2013 – Spindleruv Mlyn (CZE) – Marcos Batista
18/22 de março 2013 Sierra Nevada (SPA) – Isabel Clark e Marcos Batista

Feita exceção para a etapa em Spindleruv Mlyn (CZE), este ano a emissora Sport TV irá transmitir todas as provas do circuito da World Cup de snowboard, oferecendo visibilidade a nível nacional tanto do esporte, quanto dos nossos atletas que há muito tempo representam o Brasil na neve. Além das etapas válidas pela Copa do Mundo, tanto a Isabel Clark quanto o Marcos Batista irão competir também no Campeonato Mundial de Snowboard que acontecerá nos dias 17 e 27 de janeiro 2013 em Stoneham (CAN).


Cortesia: Isabel Clark

O caminho rumo a Sochi 2014 é ainda longo e cheio de enormes desafios para os nossos atletas nacionais, porém Isabel, como já aconteceu também para os Jogos de Vancouver (CAN) em 2010, acaba de receber o convite para a prestigiosa Bolsas da Solidariedade Olímpica Internacional (Olympic Scholarships). Esse é um programa promovido pelo International Olympic Committee (IOC) finalizado para ajudar principalmente os Comitês Olímpicos Nacionais que precisam de mais suporte técnico/econômico para conseguir qualificar os próprios atletas nos jogos Olímpicos.


Cortesia: Isabel Clark

No entanto acabo de encontrar as primeiras fotos do novo uniforme da seleção de snowboard da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), que por quanto eu sei, foi disponibilizada somente para a Isabel e para Iván Fuenzalida, o técnico oficial da CBDN e marido da atleta carioca. Sinceramente não é ruim, porém achei bastante meia boca e pouco representativos: azul (céu) + preto (petróleo) + laranja… Com certeza este uniforme tem um layout mais complexo que a minha t-shirt, mas faltou um pouco mais de Brasil nisso tudo, até na bandeira (incompleta e grosseira) que está nas costas. Parece mais um uniforme de esquiador amador, que de snowboarder profissional…

Mais detalhes, infos Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *