Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board (ACESSB) | Uma esperança para o snowboard nacional

Game Changer

Nestes últimos anos, todos nós notamos que a cena do snowboard nacional mudou e, finalmente, cresceu muito!! Isso é fato. Único problema é que quem deveria cuidar disso, persiste com atitudes mais voltadas para os próprios interesses, do que para massificar e fomentar a coletiva progressão do nosso esporte e dos atletas relacionados… uma realidade que, tristemente, reflete com a postura e a ética dos nossos atuais políticos no Governo. Só para resumir rápidamente, atualmente temos: a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), mais interessada em criar uma seleção de atletas de alto rendimento, mas que nunca viram neve antes… e Snow Travel, uma agência de turismo camuflada em associação de snowboard capaz de chantagear o sistema enquanto representante nacional da World Snowboard Federation (WSF). E até aqui, nada de novo… muita literatura foi escrita em várias ocasiões, relatando estas atitudes. Nos dias de hoje deveriam ser de domínio público, mas para os mais alienados, aconselho ler as matérias relacionadas nos links a disposição… Pessoalmente penso que temos ainda uma chance para mudar esse cenário, que infelizmente visa o nosso esporte de forma puramente mercenária. Desde o início das atividades de Snowaddicted Brasil, encontramos na Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board (ACESSB) um partner ideal: com eles realizamos a primeira edição do World Snowboard DAY (WSD) no Brasil… e continuamos realizando isso todos os anos, aumentando os participantes e crescendo a cada edição! Com eles realizamos a primeira edição do Snow Film Fest… e após três anos, essa parceria continua firme e forte, rumo a quarta temporada. Curioso: estes eventos eram marcados WSF, mas a SnowTravel/ABS nunca sonhou-se de entrar nisso, afinal #educational não gera lucro. E tem mais, geralmente estes “meus” eventos são apresentados por eles na Assembleia Geral da WSF… recebendo palmas e consensos com isso 😀 #LoL

Pessoal, sinceramente estou cansado disso. Muitos atletas entraram em contato para desabafar. Os organizadores de eventos preferem (com razão) ficar independentes e desagregados destes órgãos oficiais. E, obviamente, as marcas que gostariam patrocinar o nosso mundinho, não irão se envolver até essa situação mudar em prol da justa progressão desportiva. Ou seja, precisamos urgentemente de uma solução e isso poderá acontecer somente quando todos vocês tomarem uma posição concreta nisso. Panelaço não adianta!


Cortesia: Digiácomo Diaz – Campeão Overall Copa do mundo DRI – Egito 2015

Porque acreditar na Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board (ACESSB) como potencial solução para isso? Primeiramente é uma Associação Nacional há dez anos e é fundada, organizada e sustentada por riders tanto de sand quanto de snowb …de verdade. Apesar deles não ter (ainda) um site oficial (working on), penso que TioGoogle possa ajudar para conhecer um pouco mais sobre o histórico da ACESSB através de: links, matérias e infos espalhadas pela net. Atualmente o Presidente é o Digiacomo Diaz, tetra campeão mundial de sandboard, possui diversos troféus e medalhas também como snowboarder freestyler, especialmente na disciplina de Big Air (BA). Mais conhecido como “Digi”, foi o primeiro brasileiro a executar um Double Front Flip (mortal duplo pra frente) na neve e o primeiro atleta no mundo a realizar essa façanha na areia em 1999! Na minha opinião, é o cara ideal para tocar uma Associação Esportiva: ele é um verdadeiro rider nacional e conhece muito bem o caminho das pedras para se tornar um atleta profissional no Brasil! Atualmente a ACESSB está se restruturando e em breve serão divulgadas, de forma oficial, todas as infos necessárias para fazer parte… no entanto acessem SANDSNOW.com.br!! Mas de forma indicativa: todos podem se filiar e, para os que querem se envolver de forma mais ativa, poderão participar livremente do Conselho Geral e ficar por dentro dos acontecimentos. Como foi até agora, não será cobrada nenhuma taxa de adesão e a ACESSB, que é uma entidade sem fins de lucro, sempre se sustentou através de livres doações privadas, como também dos apoios do Governo e dos Estados, aonde são realizados os eventos. Ou seja, já é uma entidade reconhecida e credenciada! A mais, fui convidado para fazer parte do Conselho Diretivo para tocar as funções da Secretaria e, especialmente, da Comunicação (que tá muito bagunçada)… fiquei muito honrado com esse convite. Ainda não oficializamos, mas é obvio que irei dar todo meu apoio nisso! Especialmente nesse delicado momento no qual estamos precisando da força de todos para mudar esse sistema.

Hi, I’m a Brazilian Snowboarder and due what is going in my Country, I’m suggesting ACESSB as our National Association representing WSF in Brasil!

Destinatários principais:
Meinhard Trojer – President and Event Committee
meinhardtrojer@powdern.com

Anna-Maria Strittmatter – Administration Manager and Membership
annamaria@worldsnowboardfederation.org

Em CC:
Marco Sampaoli (Past President) – marco@worldsnowboardfederation.org
Cecilia Flatum (Vice-President) – cecilia@snowboardforbundet.no
Secretaria da ACESSB – secretaria@sandsnow.com.br

Demais contatos da WSF podem ser encontrados nesse link:
http://www.worldsnowboardfederation.org/contacts/

Como fazer acontecer essa mudança que tanto sonhamos e que hoje tornou-se fundamental para finalmente ver a cena crescer de vez? Todos vocês sabem e viram quantos esforços foram feitos até aqui… não quero fazer retorica, mas chegou a hora de realmente levantar a mãozinha e tomar uma decisão coletiva! Aí minha sugestão: se esse mal estar não for somente “meu”, façam crtlC+V do txt em inglês e enviem por email para os boss da WSF. Se realmente se importarem com o nosso esporte e realmente querem ver isso lá em cima, ajudem! Hoje temos uma comunidade ativa e comprometida, afinal são os riders que fazem acontecer os eventos! Temos o único centro de esqui nacional parceiro e empolgado com as nossas atividades, ansioso para fazer mais! Temos uma liga de snowboard engatinhando e pronta para fazer acontecer algo de inédito e tão desejado, todos viram as potencialidades! Agora foco em arrumar a casa para iniciar a brincadeira de verdade… e para fazer isso precisamos da força de todos vocês. Façam isso acontecer. O snowboard nacional agradece!

Mais detalhes e infos: ACESSB | Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

4 thoughts on “Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board (ACESSB) | Uma esperança para o snowboard nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *