Chegou o inverno, mas cadê a neve?? | Temperaturas altas e centros de esqui sem neve

Condiçōes da Neve

Inicio de temporada difícil: nesse momento, praticamente todos os centros de esqui do continente estão fechados por falta de neve e os poucos que operam, estão funcionando de forma parcial, habilitando somente umas duas/três pistas …excepto Ushuaia (ARG), que já faz mais de 48h que está de baixo de uma intensa nevasca. Pois é, as previsões diziam que, especialmente com a volta do El Niño, era para ser uma temporada de inverno “normal”… mas pelo que estamos vendo, parece que será mais um inverno em puro estilo “America do Sul”: nada ou pouca neve de forma geral em junho e julho… enquanto agosto e (especialmente) setembro estarão com bastante neve.


Cortesia: Vulcão Osorno (CHL) – Dia 27 de junho 2015

No lado chileno, todos os centros de esqui estão parados. Os da região metropolitana de Santiago (CHL) e Portillo (CHL) ainda nem inauguraram a temporada… a situação está muito dramática. Enquanto os das regiões mais ao sul, que no começo receberam uma abundante nevasca, como o de Osorno (CHL) e de Chillán (CHL), sofreram muito nos últimos dias com temperaturas altas e fortes chuvas que literalmente lavaram a neve depositada. Agora está tudo parado, aguardando melhorias climáticas.


Cortesia: Cerro Castor (ARG) – Dia 30 de junho 2015

Nas montanhas da Argentina a situação está um pouco melhor, por enquanto. A escassez de neve e as altas temperaturas estão complicando a vida da maioria dos centros de esqui que estão sofrendo para manter ativos os serviços turísticos. Por outro lado, o Cerro Castor (ARG) iniciou relativamente bem a temporada 2015 e neste momento está de baixo de uma forte e abundante nevasca que depositou até agora mais de meio metro só na cidade. Cerro Catedral (ARG) ainda não conseguiu iniciar as atividades por falta de neve, mesma situação também em La Hoya (ARG).


Cortesia: Gonzalo Vizcarra – Cerro Chapelco (ARG) dia 30 de Julho 2015

Abertos de forma parcial: Cerro Chapelco (ARG), Cerro Bayo (ARG) e Las Leñas (ARG) liberaram poucas pistas, mas a situação está muito precária e as altas temperaturas não estão colaborando. Mas não desesperem!! Parece que finalmente o inverno esteja preste para chegar e deveria interessar todo o continente. A principio, uma importante perturbação entrará na área das montanhas da Patagônia pouco antes do próximo fim de semana …e durante o fim de semana deveria envolver também os centros de esqui andinos como Valle Nevado (CHL) e Las Leñas (ARG). Esse fenômeno deveria trazer nuvens cheias de umidade e se isso for acompanhado, como parece, por uma frente suficientemente fria, deveria se transformar em neve …caso contrario, se as temperaturas continuarem altas, será mais chuva comprometendo gravemente a temporada invernal 2015 HS.

ATENÇÃO: nos dias de hoje, a questão do ‪#‎FREERIDE‬ é cada vez mais massificada e, tentando resolver a missão de ‘Freeriding para todos”, o ‪#‎SAFE‬ se propõe como momento ideal para sensibilizar e aproximar sobre a cultura de segurança e perigos que podem ocorrer nas montanhas nevadas. Um evento único, dedicado para todos os apaixonados e curiosos, mas também para os turistas, que querem aprender mais sobre ‪#‎NEVE‬ e ‪#‎AVALANCHES‬. Um educacional para snowboarders, freeskiers, telemarkers e para todos os que se aventuram e desfrutam da neve, especialmente se for ‪#‎POWDER‬.
As inscrições estão ABERTAS‬: para receber a Ficha Técnica com infos, detalhes e valores, entrem em contato com a nossa redação.

Para os interessados, temos também um GRUPO específico no FB:
#SAFE – South America Freeride Educational

Vai querer ficar por fora disso??

Spread SnowLove Everywhere …é isso que nos motiva!!

Mais detalhes e infos: Snowaddicted Brasil | Monitorando a temporada invernal 2015 no hemisfério sul.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *