Splitboard, o snowboard ideal para backcountry


Cortesia: Splitboard.com

Uma splitboard é praticamente um snowboard que pode ser dividido em duas partes, transformando a prancha em dois esquis com as mesmas (ou quase…) características daqueles usados para esqui alpino ou telemark e que podem ser usados para escalar confortavelmente as pendências das montanhas nevadas. O sistema das fixações (binding) é intercambiável e adaptável para ambas as necessidades e complexivamente o processo de “splitboarding” é fácil e bem rápido.


Cortesia: Splitboard.com

Este novo produto, ou sub categoria do snowboard, foi desenvolvido no inicio dos anos noventa como natural evolução das ferramentas necessárias para backcountry, finalizada para propiciar mais conforto e versatilidade durante as expedições pelas áreas das montanhas fora das pistas homologadas e dos centros de esqui. Uma splitboard é absolutamente a melhor ferramenta para quem está com a fissura do powder e gosta de escolher e escalar a própria montanha, mas apesar de alguns modelos serem bastante polivalentes, atualmente a maioria das splitboards nas pistas com neve pisada/dura não são tão divertidas e absolutamente pouco indicadas para o snow-park.

Uma bela entrevista com Brett “Cowboy” Kobernik, um dos profissionais que trabalham na Utah Avalanche Forecaster, o qual em 1991 encontrou Mark “Wally” Wariakois, o dono da Voile-Usa (marca histórica/leader no setor backcountry e splitboard…), e juntos iniciaram aquela revolução que aperfeiçoou o produto splitboard levantando-o aos padrões atuais, mas contudo ainda apresenta muito caminho pela frente.

Nota: querendo construir uma splitboard de forma artesanal sacrificando um velho (ou novo…) snowboard é bastante fácil e AQUI já foi publicado um vídeo guia apresentado por Xavier de Le Rue, o melhor freerider do mundo e guru do splitboarding.

Mais detalhes e infos AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *