Os irmãos Esmeralda e Nathan Alborghetti | Jovens esquiadores baianos que representam o Brasil nas competições de esqui pelo mundo

Atletas Brasileiros de Neve

No Brasil é ainda pouco comum falar sobre neve e/ou ouvir notícias a respeito do emocionante circo branco que envolve competições nas geladas localidades turísticas estrangeiras e no qual a maioria dos protagonistas principais são gringos. Porém tanto no snowboard quanto em outras disciplinas invernais como o esqui, o biathlon, o ski cross country, o Brasil, apesar de ser um País tropical, está bem representado por grandes atletas, que apesar de não ter ainda alcançado o nível dos adversários estrangeiros e os holofotes das grandes mídias, estão representado dignamente o Pais com paixão, sacrifício e total dedicação, sem receber praticamente nada em troca… até a torcida nacional está bem fraca e a maioria das pessoas nem sabem que isso está acontecendo!!


Cortesia: Bendita Ideia – Atletas: Esmeralda e Nathan Wayne Alborghetti

No time nacional de atletas que representam o País nas competições de esqui alpino, estão os dois jovens irmãos Alborghetti: Esmeralda de 14 anos e Nathan Wayne de 13 anos. Ambos nascidos em Salvador (BA), mas desde cedo mudaram-se para Itália com os pais, onde tiveram o primeiro contato com a neve. Hoje eles competem nas provas internacionais de esqui na categoria jovens, treinando e adquirindo bastante experiência para crescerem como atletas profissionais e, quem sabe, no futuro participar da prestigiosa Wolrd Cup ou, melhor, em unas das próximas edições dos Jogos Olímpicos de inverno!

Comunicado de imprensa:

Jovens esquiadores baianos representam o Brasil na Europa
Esmeralda e Nathan Alborghetti se preparam para três importantes competições de esqui alpino

O que dois adolescentes nascidos em Salvador poderiam estar fazendo agora, em pleno verão brasileiro? No caso dos irmãos Esmeralda e Nathan Alborghetti, a resposta é: esquiando e representando o país em competições no exterior. E o mais curioso é que eles garantem que adoram quando as temperaturas estão próximas de zero grau.

O período escolar na Itália, onde eles vivem, não está em recesso de férias como acontece nessa época no Brasil, mas mesmo assim os irmãos esquiadores conseguem conciliar as atividades e treinar intensamente para as competições infanto-juvenis, que começam esse mês e são realizadas até abril no hemisfério Norte.

Esmeralda tem 14 anos de idade e descobriu seu amor pela neve e seu talento para o esqui alpino muito cedo. Quando tinha pouco mais de seis anos, seus pais decidiram morar na Itália e tanto ela quanto o irmão Nathan, um ano mais novo, foram apresentados ao esporte. Desde então, nunca mais ficaram longe das pistas de esqui.

“Eles se apaixonaram pela neve e pelo esporte logo no primeiro contato, até choravam para ir embora. E em pouco tempo pudemos observar o talento que eles tinham para descer as montanhas geladas. Nas primeiras competições já deixavam pra trás atletas que tinham mais experiência que eles, por isso, decidimos juntos que o esqui alpino seria mais que uma brincadeira”, comenta o pai dos esquiadores, Marco Alborghetti.


Cortesia: Bendita Ideia – Atleta: Esmeralda Alborghetti

No inverno de 2010, Esmeralda – então com 12 anos, fez sua estreia em competições internacionais e logo garantiu resultados expressivos. Em 2011, reforçou seu excelente desempenho no esqui alpino e participou de provas muito disputadas por jovens esquiadores na Europa: Borrufa em Andorra, Bursa Uludag na Turquia, Topolino na Italia, Poka Loka na Slovênia e Lascara na França. Na ocasião, Esmeralda ganhou uma medalha de bronze no Trofeu Borrufa e uma medalha de prata no FIS Children CUP na Turquia.

Assim como a irmã, Nathan também demonstrou forte talento para o esporte ainda pequeno e aos sete anos fez sua estreia em competições locais. Em constante e intensa evolução, o atleta baiano registrou ótimos resultados no último inverno na Europa: ganhou duas medalhas de bronze nas competições de Super G (prova de extrema velocidade) e Super Combinado (prova que exige muita velocidade e técnica) durante o Trofeu Borrufa 2012, em Andorra.

Considerado um dos mais importantes eventos do circuito mundial para a categoria infanto-juvenil, o Trofeo Borrufa reúne cerca de 300 atletas de 11 a 14 anos de mais de 30 países. Esse ano, o evento será realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro e os irmãos Alborghetti estarão presentes.

No mês de março, Nathan e Esmeralda representarão o Brasil em outras duas competições: O Trofeo Topolino Sci, em Folgaria e o Pinocchio em Abetone, ambos na Itália.

Michele Barcena – Coordenadora da Bendita Ideia Comunicação e Imagem.

Mais detalhes e infos Bendita Ideia Comunicação e Imagem.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *