ISPO as novidades de snowboard que mais mereceram atenção | Estes produtos já estão revolucionando o nosso esporte

Durante minha visita a edição 2012 da ISPO invernal de Munique (GER), tive a oportunidade de tocar (mas infelizmente sem testar na neve…) alguns produtos que com certeza irão influenciar bastante o futuro desenvolvimento técnico do snowboard. Sinceramente de novidades interessantes a ISPO estava cheia, mas foram três as marcas/produtos que mais me chamaram atenção pelo concept e/ou pela inovação tecnológica durante toda a exposição.

NOW Bindings

Travis (Rice…) is the future and future is now…” palavra de Jeremy Jones. Assim foi o primeiro teaser viral da NOW Bindigns, durante a participação de Jeremy ao The Art Of FLIGHT. Depois começaram aparecer na web vários youtubes nos quais muitos riders importantes relatavam ter testado/experimentado algo realmente revolucionário, mas sempre sem mostrar o produto e sem dar dicas do que estava se tratando. Agora todos nós sabemos o que era: o produto mais inovativo do setor das fixações para snowboard dos últimos 25/30 anos!

Até então o binding servia exclusivamente para segurar os pés no snowboard, estava me contando JF Pelchat, PRO rider da velha escola e pai deste binding revolucionário. O estudo baseou-se na cinética e nos movimentos dos truks de skateboar e o resultado oferecido por esta inédita concepção é uma inigualável performance de resposta e conforto nunca antes experimentada no snowboard.

SIGNAL Snowboard

Grande ausente da exposição foi a Signal SNowboard, a marca californiana de Dave Lee (outra lenda do snowboard freestyle dos anos ’80/90…) que sempre distinguiu-se dos outros snowbrands pela forma artesanal e inovativa de desenvolver os concepts de snowboard. Vale a pena lembrar o incrível projeto chamado Every Third Thursday (ETT) o qual desde junho 2010, todas as terceiras terça-feiras do mês a Signal inventa novas e divertidas formas de criar um snowboard, publicando os resultados em simpáticos vídeos disponibilizados AQUI, o canal Youtube oficial da Signal Snowboard.

…mas de repente na muvuca dos corredores lotados da ISPO encontrei Daniel Thorden, o diretor responsável internacional das vendas da Signal e sócio de Dave, o qual me comentou que a escolha de não estarem oficialmente presentes na ISPO foi por questões estratégicas para não perder aquela imagem artesanal da marca que não quer se misturar as outras… e me convidou (em um secret spot…) para admirar e conhecer todos os novos modelos da coleção da Signal pela temporada invernal 2012/2013. As grandes novidades foram a apresentação de uma linha mais powder e da introdução de uma splitboard… épica! Interessantes ideias surgiram durante este encontro e provavelmente a neve dos andes será protagonista de algo bem importante em conjunto com a Signal Snowboard.

SILBAERG Snowboard

Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Chemnitz (GER) apaixonados pelo snowboard conseguiram descobrir algo de realmente surpreendente, algo que poderia ser comparado a como se eles tivessem sacado um novo conceito de água quente. A ideia é muito simples, é só uma questão de fibras, ou melhor de como as fibras são disponibilizadas/ordenadas entre os estratos que compõem o snowboard. Acreditem, mais fácil ver que explicar.

Praticamente esta “nova e simples” disposição das fibras ajuda no momento da curva a acentuar o canto, criando uma concavidade na base do snowboard endurecendo a estrutura e aumentando a precisão da curva, enquanto no momento em que o peso do pé for forçar a base para realizar um boardslide (por exemplo…) as fibras criam uma convexão que levantam de quase 2mm os cantos pra cima da base reduzindo o risco de fazer o tão temido contracanto repentino durante as manobras nos rails permitindo aquela sensação de deslizar na manteiga.

Entre todas, esta foi a inovação técnica com a qual fiquei bem fissurado para poder experimentar, mas durante esta minha viagem não deu tempo para fazer isso. Mas parece que tem um alemão morando no Rio, amigo/colega dos caras da Silbaerg Snowboard, que deveria ter uns destes snowboard por aqui… estou atrás do contato e quem sabe não vou conseguir realizar um teste entre agosto/setembro na Patagônia…

Mais detalhes e infos sobre estes produtos podem ser encontrados aqui: NOW Bidings, ou aqui para os Signal Snowboard, enquanto aqui para ter mais feedbaks sobre a tecnologia da Silbaerg Snowboard.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *