Inverno no hemisfério sul chegando | Temporada 2018 vai largar com muita neve

Situação neve

Boas notícias no horizonte: dia 21 de junho (quinta feira) acontecerá o tão esperado fenômeno astronômico que marca o início do inverno aqui no nosso hemisfério… além do que será a data da largada oficial para a maioria dos centros de esqui do nosso continente. A situação atual da neve é bastante promissora: fortes nevascas aconteceram nestes dias passados e mais neve está chegando nas nossas montanhas. Parece que iremos ter um belíssimo começo de temporada apesar dos modelos meteorológicos mostrarem que não será um ano de muita neve. As previsões indicam que para o final de junho e por boa parte do mês de julho, iremos ter temperaturas mais altas do que a média e clima tendencialmente seco na parte andina. Enquanto mais ao sul, a Patagônia estará mais favorecida em termos de precipitações, mas existe uma forte incógnita concerne as temperaturas. Segundo nosso powaddicted Eduardo:…as condições estão mudando, e ficou maior a chance de um El Niño no 2o semestre, ou seja, a temporada pode ficar melhor da metade para frente !! De qualquer forma, como a oscilação antártica está negativa, quanto mais para o sul melhor, inclusive esse ano eu estou apostando em uma ótima temporada em Ushuaia!!


Cortesia: Cerro Catedral – Webcam dia 07 junho 2018

Cerro Catedral (ARG) comunicou que, a principio, a temporada de inverno começará somente a partir do dia 09 de julho. Os meios de elevação no centro de esqui de Bariloche (ARG) funcionam ano inteiro para levar os “peatones” até o topo da montanha, mas mesmo tendo bastante neve, irão abrir as pistas de esqui somente na data comunicada.


Cortesia: Cerro Chapelco – Webcam dia 07 junho 2018

Inicio tardio também para Cerro Chapelco (ARG) que parece irá liberar a brincadeira somente a partir do dia 16 de junho. Atualmente não tem neve na base, mas está logo aí, pois a partir da plataforma 1600 a situação melhora! Eleito por duas vezes (em 2015 e 2016) como o melhor centro de esqui da Argentina, vale a pena evidenciar o empenho ambiental desse centro de esqui: a partir dessa temporada Cerro Chapelco iniciará a produzir energia renovável com a qual irá fazer funcionar os meios de elevação tornando-se o primeiro centro de esqui desse continente a investir em sustentabilidade. #ClapClapClap!


Cortesia: Las Leñas – Webcam dia 07 junho 2018

Mesmo com condições de neve bem melhores, alias nesse momento tá tudo bem branquinho, também o centro de esqui mendocino de Las Leñas (ARG) fixou o começo das atividades de inverno para o dia 16 de junho. Parece que para essa temporada a gerencia do centro de esqui reformou boa parte das estruturas do receptivo, além de ter adquirido 36 novas maquinas para produzir neve para garantir aos próprios clientes condições perfeitas das pistas durante toda a temporada.


Cortesia: Cerro Castor – Foto dia 04 junho 2018

Também no Fim do Mundo a temporada invernal começará em concomitância com a chegada do inverno. Cerro Castor (ARG) divulgou a data do 22 de junho como marco oficial do inverno 2018 e, mesmo já tendo bastante neve, as maquinas estão produzindo neve e todo vapor para garantir uma excelente abertura de temporada.


Cortesia: El Colorado – Webcam dia 07 junho 2018

Na região metropolitana de Santiago (CHI) o centro de esqui de El Colorado (CHI) está praticamente pronto para abrir mais uma temporada: esse ano estarão comemorando o septuagésimo inverno chileno!! #Parabéns 😀 Apesar de não ter muitas informações oficiais… os bem informados falaram que tem fortes (e bem prováveis) chances da festa começar a partir desse fim de semana, tornando-se, mais uma vez, o primeiro centro de esqui do nosso continente a estrear a temporada invernal.


Cortesia: Valle Nevado – Webcam dia 07 junho 2018

Na mesma região, só que um pouco mais em cima, outro centro de esqui irá ter uma temporada comemorativa: será a trigésima vez para o Valle Nevado (CHI), que irá abrir no dia 22 de junho.


Cortesia: Portillo – Foto dia 30 maio 2018

Perto da região metropolitana da capital chilena, outro centro de esqui está prestes para ligar as maquinas: Portillo (CHI). Atualmente tem ótimas condições de neve e mais neve está prevista para os próximos dias. Torcendo para que isso continue, pois por aqui os invernos estão ficando cada vez mais secos e complicados. Faz bastante tempo que não rola uma boa temporada, mesmo tendo bons momentos durante os invernos… uma pena porque o playground é duca!


Cortesia: Nevados de Chillán – Webcam dia 07 junho 2018

Localizado mais ao sul, na região do Biobio, Nevados de Chillán (CHI) já recebeu umas interessantes nevascas …e outra deveria entrar por estes dias, porém as temperaturas estão ainda elevadas pelo período e tem chances de se tornar só chuva. De qualquer forma a temporada deveria abrir no dia 28 de junho e os prognósticos indicam que não será um inverno farto, mas com certeza divertido.


Cortesia: Corralco – Webcam dia 07 junho 2018

Sempre ao sul do Chile, na região de Araucanía e aos pés do lindo vulcão Lonquimay, as pistas do centro de esqui de Corralco (CHI) já estão cobertas de neve e prontas para começar os trabalhos. Data marcada para o dia 15 de junho, a temporada irá até meados de outubro.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *