Situação dos centros de esqui pelos Andes


Cortesia EPIC Snow Company

A situação atual é que todos os centros de esqui dos Andes estão finalmente operando em perfeitas condições, todos estão com bastante neve até a base dos meios de elevação e a neve é de ótima qualidade tanto nas pistas, que encontra-se bem compactada, quanto fora de pista onde há muita neve polvo a ser desfrutada. Outra boa notícia é que esta semana também o Cerro Bayo (ARG) conseguiu finalmente dar início a temporada invernal 2011, que até então parecia em forte dúvida visto que a região estava ainda se recuperando após os graves problemas trazidos pelas cinzas vulcânicas do Puyehue (CHL). Mas vamos ver em detalhes as condições dos principais centros de esqui dos hermanos chilenos y argentinos.

La Parva (CHL)
Quantidade média de neve nas pistas: 45 cm
Quantidade de neve acumulada: 170 cm


Cortesia webcam La Parva



Nevados de Chillan (CHL)
Quantidade de neve: base 236cm – intermédia 326cm – cima 464cm
Webcam momentaneamente desativada…


Valle Nevado (CHL)
Quantidade media de neve nas pistas: 50 cm
Quantidade de neve acumulada: 220 cm


Cortesia webcam Valle Nevado



El Colorado/Farellhones (CHL)
Quantidade media de neve nas pistas: 80/100 cm
Quantidade de neve acumulada: 200 cm


Cortesia webcam El Colorado



Cerro Catedral (ARG)
Quantidade de neve: base 40cm – cima 110cm


Cortesia webcam Cerro Catedral



Cerro Chapelco (ARG)
Quantidade de neve: base 15cm – intermédia 80cm – cima 90cm


Cortesia webcam Cerro Chapelco



Las Leñas (ARG)
Quantidade de neve: base 40cm – intermédia 60cm – cima 70cm


Cortesia webcam Las Leñas



Cerro Bayo (ARG)
Quantidade de neve: base 20cm – cima 80cm


1er dia de temporada en el cerro Bayo 2011 from BQP on Vimeo.



Vale a pena lembrar que durante toda esta semana ocorreram muitas nevascas desde Ushuaia (ARG) até o nosso estado de Santa Caterina (BRA)!!
E as previsões para este fim de semana são de mais neve em toda a Cordilheira. Muitos centros de esqui estão desde quarta feira enfrentando uma forte tormenta que está acumulando, pela felicidade dos que estão indo pra montanha nestes dias, bastante neve: então preparem-se porque as previsões dão POWDER+SOL a começar desta segunda/terça-feira que vem!!
Mas atenção: tanto os chilenos quanto os argentinos estão enfrentando alguns problemas que podem afetar a tranquilidade de quem escolheu estes Países para tirar férias na neve.
Então, as catástrofes (vulcão + falta de neve) que afetaram dramaticamente o turismo invernal da argentina durante este início de temporada ainda não acabaram. Agora o pesadelo chama-se Aerolineas Argentina, a qual está realmente complicando a vida, e as férias, de muitos turistas que tinham escolhidos os centros de esqui argentinos como meta das férias. Por presuntas razões técnicas devidas ainda ao fenômeno da cinza vulcânica Aerolineas Argentinas comunica que está suspendendo o serviço nos seguintes aeroportos:

- BARILOCHE: vuelos cancelados hasta el día 14 de Agosto inclusive.
- SAN MARTIN DE LOS ANDES: vuelos cancelados hasta el día 15 de Agosto inclusive.
- NEUQUEN: vuelos cancelados hasta el día 07 de Agosto inclusive.
- TRELEW: vuelos cancelados hasta el día 8 de Agosto inclusive.
- VIEDMA y SANTA ROSA: vuelos cancelados hasta el día 7 de Agosto inclusive.

O grande problema enfrentado pelos turistas que estão viajando é a total falta de informações: a companhia aérea argentina está suspendendo voos sem qualquer pré-aviso e sem, que é ainda pior, oferecer soluções/suporte ao transtorno arrecado, evidenciando uma terrível falta de ética verso o consumidor. A situação é tão punk que até o Embaixador Brasileiro em Buenos Aires (ARG) pronunciou-se a respeito avisando enfaticamente de não viajar pra Argentina:

“O Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires recomenda enfaticamente a todos os cidadãos brasileiros que evitem viajar para a Argentina, especialmente para o sul do país (Bariloche, Ushuaia e outras localidades), enquanto persistirem os alertas meteorológicos decorrentes da erupção do vulcão Puyehue. Companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos voos foram cancelados. As autoridades do setor aéreo foram notificadas a esse respeito.”

Para quem necessitar, a Embaixada disponibilizou um link com as dicas para registrar queixa contra a Aerolineas Argentinas: AQUI.

Vale lembrar que existem outras formas de chegar nestas localidades turísticas da Argentina. Por exemplo outras companhias aéreas (LAN, mas também existem voo charter que saem de Buenos Aires com destino Bariloche e outras localidades…) estão operando tranquilamente nos aeroportos da Cordilheira. Em alternativa existe um bem confortável, mas um pouco demorado, serviço de ônibus que interliga a Capital portenha com os principais centros de esqui diariamente e por um preço razoável.

No Chile o problema maior é dado por uma manifestação estudantil em Santiago (CHL) que está criando algumas incomodações para quem quiser aproveitar para conhecer a capital chilena. Nas montanhas, ao contrario, é só neve e muita alegria.

Mais detalhes e infos AQUI.

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.