Futuro do snowboarding nacional | Conhecendo o rider Joāo Teixeira

Atleta nacional de snowboard

O João Teixeira é um brasileiro nascido em Ushuaia (ARG) que começou a gostar de neve e esportes invernais com apenas um ano e dez meses. Porém durante esse primeiro ciclo de aprendizagem apareceram umas incógnitas que dificultaram o caminho dese jovem atleta. Ele nasceu no final de setembro de 2007 e, após vária peripécias, com três anos de idade lhe foi diagnosticado uma perca de 90% da audição direita e 70% da esquerda. Com quase cinco anos de idade foi operado: colocaram duas próteses no ouvidos dele na tentativa de levar mais ar para o tímpano e, quem sabe, recuperar a audição. A boa noticia foi que a operação deu certo: o João voltou ouvir, mas vale lembrar que o nosso “sensor do equilíbrio” é posicionado dentro do tímpano e o João, mesmo recuperando a audição, não tinha (e continua não tendo) igual percepção de coordenação e de equilíbrio como “as pessoas normais”. Um grande e grave problema que interessa os afetos por surdez e que obviamente interfere bastante na progressão de quem escolheu uma vida de esporte, especialmente de disciplinas freestyle! Muitos foram os “especialistas” que tentaram desestimular o João, mas esse jovem aspirante atleta tem ao próprio lado uma supermãe (dona Elenilda) que sempre o estimulou, pressionando-o para seguir os próprios sonhos sem criar expectativas ou objetivos, afinal: “o importante é que ele faça o que gostar, ponto”. Influenciado pelo irmão maior, com sete anos de idade o João abandona o esqui (ebaa!!) para passar ao snowboard. Vale lembrar que esse tal de irmão maior é o Augustinho: atualmente o melhor rider nacional, especialmente nas disciplinas freestyle, e esperança Olímpica para Beijing 2022!


Cortesia: Família Teixeira – João em ação

Aos nove anos e meio de idade as próteses foram retiradas e começou um novo ciclo de aprendizagem onde o João teve que se readaptar, mas a vida seguia: o Augustinho faturando pódios e o João atrás. Mesmo ritmo e constância também na hora dos treinamentos, ou quase! Tanto é que, não a toa, faz um tempão que os dois irmão Teixeira estão se destacando nas competições (e nos pódios) de snowboard, especialmente no nosso continente.

Mas os desafios do João são maiores… o medo de cair é maior! Agora, ano passado, ele encontrou confiança suficiente para encarar as primeiras rotações, também durante as competições! O João tem apenas treze anos e já está voando! A mais ele tem um irmão maior, no mesmo rumo, para se espelhar. Neste momento os holofotes e as pressões estão concentradas exclusivamente no Augus, mas em breve também o pequeno João estará atraindo as atenções nacionais. Para garantir os adesivos da Snowaddicted já estão colados na prancha dele e da família toda!!


Cortesia: Família Teixeira

Mais detalhes👉 Insta do Joāo

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *