Estudando o fenômeno de avalanche | Animaçāo 3D aumenta o índice de segurança

Prevenção de Avalanche

Boas noticias no campo de prevenção de avalanches! Acabou de ser publicada uma interessante pesquisa sobre o tema. O jovem pesquisador suíço Johan Gaume criou uma animação 3D de avalanche que poderia ajudar a melhorar a segurança nas montanhas para os amantes do freeriding. Johan passou diversos meses trabalhando com uma equipe de especialistas americanos em modelagem 3D na Califórnia, com os quais conseguiu criar uma simulação digital que está ajudando entender mais sobre a dinâmica desse perigoso fenômeno. Provavelmente a primeira e mais realista animação de uma avalanche de placa: o resultado obtido oferece uma visão inédita das mecânicas do movimento das avalanches desde o momento em que elas ocorrem, até quando elas param. Para chegar nessa conclusão, o pesquisador do Instituto Suíço de Pesquisa de Neve e Avalanche, em Davos (CHF), e da Ecole Polytechnique de Lausanne (CHF) levou em consideraçāo que a neve, durante uma avalanche de placa, começa comportando-se como um sólido e depois assume as características de um fluido.

“Além de aprofundar nosso conhecimento de como a neve se comporta, esse projeto poderá permitir avaliar com mais exatidão: o potencial tamanho de uma avalanche, a distância percorrida e a pressão sobre quaisquer obstáculos no caminho da avalanche”
J. Gaume


O que é uma avalanche de placa?

De forma superficial são geralmente provocadas por cargas extras na superfície da neve, por exemplo, de um freerider. O peso faz colapsar uma camada fraca presente no snowpack. Resultado: a camada densa de neve presente na superfície se solta. A mais comum, a que mais mata! Leia mais.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *