Atletas brasileiros iniciam temporada invernal no hemisfério norte | Foco no snowboard nacional


Cortesia: CBDN – Atleta: Isabel Clark

A temporada invernal das competições na neve do hemisfério norte está prestes a começar e toda a equipe de atletas dos esportes da neve estão treinando duro, tanto fisicamente quanto psicologicamente, para poder representar da melhor forma possível o nosso País tropical nas duras e geladas provas do inverno boreal. Atualmente os nossos atletas estão distribuídos prevalentemente em dois continentes: a equipe do snowboard está nos Estados Unidos enquanto as equipes das disciplinas com esquis estão na Europa, a qual finalmente recebeu as tão esperadas tormentas de neve que mudaram as até então verdes paisagem alpinas, transformando-as no deslumbrante branco playground característico neste período do ano.
A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) acaba de divulgar esta nota com todas as mais importantes informações e datas das competições onde o Brasil será representado pelos nossos atletas.

Comunicado de imprensa:

Atletas Brasileiros iniciam Temporada Boreal 2011/2012
Esquiadora Eliza Nobre será a representante brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude


Cortesia: CBDN – Atleta: Eliza Nobre

A cidade de Innsbruck na Áustria sediará entre os dias 13 e 22 de Janeiro de 2012 a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. O Brasil tem confirmado em sua delegação a esquiadora paulista Eliza Nobre, jovem que estreou como atleta FIS na temporada Austral conquistando o Vice-Campeonato Brasileiro de Slalom Gigante(GS). Além de Eliza, o Presidente da CBDN, Stefano Arnhold será o Chefe de Missão brasileiro, cargo mais importante da delegação e o Superintendente Técnico Pedro Cavazzoni foi escolhido como Embaixador Brasileiro da Juventude.

O Brasil ainda poderá ter um segundo jovem atleta representando a nação nos Jogos. No dia 16 dezembro acontecerá a última alocação de vagas por parte da FIS – Federação Internacional de Ski, onde o Brasil ocupa o 2º lugar na lista de espera para uma vaga no ski alpino masculino.

Isabel Clark começa temporada boreal

Líder do ranking Latino-Americano Overall de Snowboard Isabel Clark competirá em 4 etapas do Circuito da Copa do Mundo de Snowboard. A experiente atleta que tem em seu currículo duas Small Finals no circuito, estará em:
-Telluride (USA) – 14 a 16 de Dezembro/2011
-Blue Moutain (CAN) – 07 e 08 de Fevereiro/2012 (transmissão Sportv)
-Stoneham (CAN) – 20 e 21 de Fevereiro/2012 (transmissão Sportv)
-Valmalenco (ITA) – 14 a 16 de Março/2012 (transmissão Sportv)

Jhonatan Longhi na Copa do Mundo de Ski Alpino

Com um programa de treinos e provas voltado para Sochi 2014, Jhonatan Longhi competirá em duas etapas da Copa do Mundo de ski alpino na presente temporada, Alta Badia (ITA) nos dias 18 e 19 de Dezembro e Schladming(AUT) no dia 24 de Janeiro, a última com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Chiara e Fábio defendem o Brasil no Mundial Junior

Fábio Guglielmini, destaque na temporada austral 2011-12 com uma importante evolução técnica, juntamente com Chiara Marano, Campeã Brasileira de Ski Alpino em 2011, irão defender as cores brasileiras no Campeonato Mundial Júnior da modalidade que será realizado entre os dias 29 de Fevereiro e 09 de Março de 2012 em Roccaraso, na Itália.

A equipe Brasileira faz sua primeira temporada boreal coordenada pelos treinadores Guisseppe Trevisan (ITA) e Tamara Gisem (UKR). Os treinadores tem um planejamento de treinos e provas individualizado para cada atleta e tiveram ainda seu projeto escolhido pela CBDN para utilização dos Free Training Days concedidos pela FIS – Federação Internacional de Ski, onde realizarão nos meses de Dezembro e Março períodos de treinamento em Cortina D’ Ampezzo (ITA).

Leandro Ribela busca classificação para Sochi 2014


Cortesia: CBDN – Atleta: Leandro Ribela

Após conquistar duas medalhas de bronze inéditas para o Brasil na temporada austral, Leandro Ribela continua focado no Ski Cross Country durante a temporada boreal visando seu aprimoramento físico e técnico na modalidade, com objetivo da classificação para Socchi 2014. Ele irá competir em 5 países na América do Norte e Europa entre os meses de dezembro/11 e abril/12, sua estreia está marcada para Idre (Suécia) nos dias 10 e 11.

Gabriela Neres de apenas 15 anos, realizará um mês de treinamentos na Suécia junto à Equipe Brasileira. A jovem que se destacou no campeonato Brasileiros de 2011 terá uma importante oportunidade de evolução técnica, onde ganhará rodagem de treinos na neve e experiência.

Atletas de Biathlon buscam índice para o Campeonato Mundial

O campeonato mundial de Biathlon de Inverno será realizado em Rulpondhing na Alemanha no ínicio de Março/12 (com transmissão ao vivo pelo canal SporTV), e as atletas Mirlene Picin e Jaqueline Mourão buscam a qualificação inédita para o Brasil, sendo esse o primeiro passo para a classificação Olímpica. Contando com o suporte de uma qualificada equipe multidisciplinar, composta pelos treinadores Mattias Nilsson (SWE) e Guido Visser (CAN) juntamente ao preparador físico Roberto Carnevalle, o psicólogo esportivo Arthur Ferraz e o fisioterapeuta Bruno Rocha, a equipe brasileira de biathlon iniciou o caminho nos dias 26 e 27 de novembro com a disputa da IBU Cup 1.

As quatro melhores mulheres e os seis melhores homens brasileiros ranqueados por pontos FIS, de acordo com a lista de pontos FIS válida em Janeiro 2013, desde que tenham no máximo 350,00 pontos FIS na disciplina Distance e/ou 450,00 pontos FIS na disciplina Sprint poderão participar do campeonato Mundial que será realizado em Val Di Fiemme (ITA), entre os dias 20 de fevereiro e 03 de março de 2013.

CBDN define os critérios de classificação para o campeonato mundial de Ski Nórdico de 2013

No masculino, o atual campeão brasileiro da modalidade Fabrizio Bourguignon disputa as etapas 2 e 3, em Ridnaun(Itália) e Obertilliach (Austria), enquanto o catarinense, Leandro Lutz, atual vice-campeão brasileiro da modalidade disputa a etapa 4 do circuito, em Forni Avoltri (ITA), entre os dias 07 e 08 de Janeiro. O circuito termina em Altenberg, na Alemanha , entre os dias 08 e 10 de março, novamente com a presença de Mirlene Picin e Jaqueline Mourão.

Michele Barcena – Coordenadora de Comunicação e Marketing da CBDN.


Cortesia: CBDN – Atleta: Marcos Batista

Só para acrescentar mais um pouco as informações sobre a equipe nacional de snowboard: a carioca Isabel Clark, pluri campeã de snowboard e máximo exponente deste esporte não só para nós, mas também a nível continental e entre as melhores do mundo, não é a nossa única representante nas competições de snowboard.


Treino equipe Brasileira de Snowboard parte 1 from Isabel Clark on Vimeo.

A nossa seleção, que atualmente está treinando em Copper Mountain (EUA) sob a supervisão do técnico chileno Iván Fuenzalida Sáez, inclui também Nathali Oliani, Giovanni De Sa, Marcos Batista e Antonio Pedro Mallmann, o qual recém sofreu um infortúnio durante os treinamentos e teve que largar a neve e voltar para o Rio para se recuperar… parece que iremos vê-lo novamente andando no snowboard somente a partir de março. Se cuida ai guerreiro, se machucar faz parte do jogo e serve para evoluir e aprender cada vez mais!

Ps: o site da CBDN está de cara nova, confirem!

Mais detalhes e infos AQUI.

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.