AFP World Championships em Whistler (CAN) | Os resultados finais da temporada 2012 do freeski

O mega evento do Telus World Ski and Snowboard Festival além de importantes competições de snowboard como as da semana passada, hospeda também o evento conclusivo da temporada do freeski: o Freeski World Championships, um invitational only realizado pela Association Freeskiing Professionals (AFP) o qual é considerado como TOP event, onde os melhores freeskiers do planeta se desafiam em três disciplinas: slopestyle (SS), big air (BA) e halfpipe (HP). Tecnicamente a última chance para os atletas acumularem pontos no ranking mundial de freeski, já válidos pela próxima temporada invernal.


Cortesia: Freeskier.com – Pódio feminino

Na categoria slopestyle (SS) Gus Kenworthy e Anna Segal conseguiram ganhar a difícil batalha para o título desta edição mandando ver bonito em um dos percursos considerado entre os mais técnicos de todo o circuito desta disciplina.

Slopestyle (SS) – Men’s Results
1. Gus Kenworthy
2. James Woods
3. Joss Christensen
4. Russ Henshaw
5. Tom Wallisch
6. Bobby Brown
7. Torin Yater-Wallace
8. Noah Morrison
9. PK Hunder
10. Henrik Harlaut

Slopestyle (SS) – Women’s Results
1. Anna Segal
2. Emilia Wint
3. Yuki Tsubota
4. Ashley Battersby
5. Eveline Bhend
6. Dara Howell
7. Emma Dahlstrom
8. Annalisa Drew
9. Keri Herman
10. Devin Logan
11. Rose Battersby


Cortesia: AFP – Atleta: Tom Wallisch

Na situação geral do slopestyle (SS) para freeskiers, o título de campeão AFP deste ano foi para Tom Wallisch, com mais de 5000 pontos e muitos pódios prestigiosos como dos Winter X Games em Aspen (EUA) e dos X Games Europe em Tignes (FRA), entre outros.


Cortesia: AFP – Atleta: Kaya Turski

Enquanto a freeskier Kaya Turski foi eleita pelo quarto ano consecutivo rainha do slopestyle (SS), acumulando quase 6000 pontos e vencendo praticamente tudo ao longo deste inverno.

Mas voltando aos resultados do AFP World Championships em Whistler (CAN), na categoria do big air (BA), a sueca Emma Dahlstrom levou o titulo apresentando estilosas rotações aéreas, enquanto Gus Kenworthy impressionava o juri da competição com double cork 1440 e, na segunda run, com um impressionante double cork 1620 blunt!


Cortesia: AFP – Atleta: Gus Kenworthy

Big Air (BA) – Men’s Finals
1_ Gus Kenworthy
2_ Vincent Gagnier
3_ Russ Henshaw
4_ Bobby Brown
5_ James Woods
6_ Torin Yater-Wallace
7_ Alexis Godbout
8_ Kai Mahler

Big Air (BA) – Women’s Finals
1_ Emma Dahlström
2_ Eveline Bhend
3_ Rose Battersby
4_ Keltie Hansen
5_Annalisa Drew


Cortesia: Freeskier.com – Atleta: Mike Riddle – Foto: Jimathy McDaniels

Na prova de halfpipe (HP), a última desta edição 2012 do AFP World Championships e também a última competição desta temporada do circuito mundial de freeski, os vencedores foram Maddie Bowman e Mike Riddle.

Halfpipe (HP) – Men’s Results
1_ Mike Riddle
2_ Thomas Krief
3_ Joss Christensen
4_ Torin Yater-Wallace
5_ Jossi Wells
6_ Joffrey Pollet-Villard
7_ AJ Kemppainen
8_ Hunter Visser
9_ Alex Ferreira
10_ Noah Bowman
11_ Matt Margetts
12_ Justin Dorey

Halfpipe (HP) – Women’s Results
1_ Maddie Bowman
2_ Anais Caradeux
3_ Rosalind Groenewoud
4_ Annalisa Drew
5_ Megan Gunning
6_ Mirjam Jaeger
7_ Dara Howell
8_ Katrien Aerts
9_ Rose Battersby
10_ Kimmy Sharp
DNS_ Keltie Hansen

PS: você está lamentando a falta de foto e/ou vídeos desse evento e das respectivas runs de competição nesta matéria??… então reclama com os skiers/organizadores da AFP que até agora não liberaram nada para a divulgação coletiva… ou provavelmente não sabem como realizar bom material multimídia para divulgar os próprios eventos! Será por isso que a disciplina do freeskiing está demorando, e muito, para se tornar um top event na mídia internacional??

Mais detalhes e infos AFP World Championship.

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.