Foursquare, Forum e Special Blend estão infelizmente com prazo de vencimento | Burton Snowboards redefine as estratégias do grupo

Redacional

Algumas grandes (e tristes…) mudanças foram anunciadas em Burlington (EUA) que com certeza irão afetar (e já afetaram…) principalmente o cenário global do snowboard e do skate, com contaminações que poderão envolver, em um futuro, também o mercado do surf. A causa disso foi o comunicado que o Jake Burton revelou a respeito dos grandes planos de reestruturação que irão mudar radicalmente a realidade de várias marcas (e atletas…) que residem sob o guarda-chuva da Burton Snowboards, ou seja brands como: Analog, Gravis, RED, Anon, Channel Islands e as três marcas do projeto iniciado em 2004 e conhecido como “The Program”: Foursquare, Fórum e Special Blend. Essencialmente, para responder de forma enérgica a difícil situação do mercado estadunidense e global, a empresa está querendo se fortalecer, voltando a se concentrar quase exclusivamente no seu business core: o snowboard. A marca Analog, hoje presente com coleções para snow, skate e surf, vai voltar a ser uma marca de roupa só para snowboard, enquanto os tênis da Gravis serão vendido exclusivamente no mercado asiático. Jake também anunciou que Anon (hoje marca focada em de óculos e goggles…) irá englobar a RED (destinada a desaparecer…) incluindo assim capacetes e todos os produtos relacionados. A marca Channel Islands Surfboards, por enquanto não será afetada por esta reestruturação, o que certamente deixará mais aliviados os funcionários e os atletas. Mas as marcas que mais irão sofrer com estas mudanças serão aquelas incluídas no “The Program” e a partir da temporada invernal 2014, Burton irá cessar a produção em todas as linhas criadas pelos brands Foursquare, Fórum e Special Blend. Adquiridas pela Burton em 2004 na tentativa (já naquela época…) de salvá-las do fracasso financeiro, até hoje nenhuma destas marcas foi capaz de alcançar sequer autonomia econômica após oito anos de tentativas. Teoricamente tanto os consumidores quanto os riders irão ter suporte técnico ainda por toda esta temporada invernal… depois ou alguém irá reverter o triste destino destas marcas ou simplesmente ficarão nas lembranças, deixando muita saudade e mais espaço neste mercado global, cada vez mais seletivo.

Fundada pelo legendário PRO Peter Line em 1996, a Forum Snowboard tem sido uma enorme presença na indústria e no cenário global do snowboard há mais de 15 anos. Histórico foi o lendário dream time de jovens e (naquela época…) precoces riders chamado “Forum Eight”, no qual estavam presentes: Peter Line, JP Walker, Joni Malmi, Chris Dufficy, Jeremy Jones (quando ainda era somente um freestyler…), Devun Walsh, Bjorn Leines e Wille Yli-Luoma. Agora só nos resta que torcer para que um milagre possa salvar esta grande e histórica marca de snowboard, enquanto isso vamos curtir o provavelmente último vídeo promocional da Forum Snowboards.


#FORUM Full-Length from Forum Snowboards on Vimeo.

Mais detalhes e infos no comunicado oficial da Burton Snowboards.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *