Esquiar no verão | As geleiras europeias estão prontas para abrir a temporada

Esqui de verão na Europa

Até poucos anos atrás o numero de centros de esqui que abriam no verão era grande, alguns deles nem fechavam e o passe temporada valia praticamente para o ano todo!! Mas com o fenômeno do aquecimento global muitas geleiras tiveram que suspender estas atividades por questões de preservação e, em alguns casos, até de sobrevivência da geleira mesmo. A mais, comparando com as que eram disponibilizadas antigamente, todas as áreas de esqui e/ou os tempos de atividade foram drasticamente reduzidas. E para piorar essa delicada situação, esse ano tivemos também a incógnita covid-19 que atrasou e ainda está atrapalhando a temporada nas geleiras.


Cortesia: Fonna – Mapa de esqui de verāo na geleira

O primeiro centro de esqui que ativou o único meio de elevação disponível e começou a testar os protocolos de distanciamento na prática dos esportes invernais foi Fonna, localizado na geleira de Folgefonna (NOR). Conhecido mundialmente pelas impressionantes paredes de neve que se encontram no caminho para chegar ai e que oferecer um ótimo snowpark onde muitos pros treinam durante os meses mais quentes, esse centro de esqui começou as atividades veraneias no dia 1° de maio para um máximo de trezentos acessos diários entre outras regras sanitárias anti coronavírus. Sempre na Noruega existem outras duas opçōes: Galdhopiggen e Stryn, que irão abrir dia 05 de junho.


Cortesia: Passo del Tonale/Presena – Mapa de esqui de verāo na geleira

Nos Alpes temos a maior concentração de estações de esqui que ainda abrem no verão. Antigamente na Itália eram disponibilizadas muitas opções, mas hoje em dia sobrou somente uma geleira que, por enquanto, persiste em disponibilizar pistas para a prática dos esportes invernais nos meses mais quentes. Nestes anos as geleiras de Presena e Val Senales tiveram que suspender as atividades de verão: agora estas reabrem os meios de elevação somente depois do mês de setembro. Também a famosa Cervinia, onde o inverno praticamente nunca acabava, hoje oferece só a utilização das gondolas para alcançar as pistas suíças presentes nas geleira de Zermatt. O único centro de esqui ainda ativo é o Passo dello Stelvio.


Cortesia: Passo dello Stelvio – Mapa de esqui de verāo na geleira

É um centro de esqui de verão, localizado a poucos quilômetros de Bormio. A localidade é acessível exclusivamente entre maio e setembro, pois fora desse período é quase impossível chegar: só com moto de neve ou helicóptero. No inverno fica tudo abandonado e enterrado na neve!! O Passo dello Stelvio oferece mais de 20 quilômetros de pistas, consideradas como as mais ingrimes e técnicas disponíveis no verão, além de um dos fora de pistas mais belos e sugestivos: a Valle dei Vitelli. Geralmente nesse período costumava já estar operativo, mas as atividades da temporada 2020 tiveram atrasos e começarão, respeitando rigidamente regras e protocolos Covid-19, daqui a uma semana: no dia 1° de junho.


Cortesia: Zermatt/Cervinia – Mapa de esqui de verāo na geleira

Na Suíça terremos em breve duas incríveis opções: a primeira é Zermatt que voltará com as atividades de montanha no dia 8 de junho. A partir dessa data os esquiadores poderão desfrutar da maior área de esqui disponível no verão: são mais de 21 quilômetros de pistas localizadas na geleira Theodul, mas por enquanto ainda não sabemos quando será disponível o acesso com os meios de elevação que fazem conexão com a italiana Cervinia. Outra opção será Saas Fee cuja abertura será prevista só para julho, porém ainda não comunicaram uma data oficial.


Cortesia: Hintertux- Mapa de esqui de verāo na geleira

Também Áustria está pronta para começar a temporada de verão na neve. A partir do dia 29 de maio o famoso centro de esqui de Hintertux, que geralmente nunca para as atividades e emenda uma temporada com a outra deixando os lifts operativos 365 dias, estará de volta nas atividades com uma dezena de meios de elevação e provavelmente a melhor opção de snowpark no verão! Sempre na mesma data também as geleiras localizadas em Kitzsteinhorn/Kaprun e em Kaunertal começarão as atividades veraneias. Vale a pena lembrar que o snowpark em Kaunertal também é digno de nota e é muito frequentado por riders que procuram progressão e estruturas adequadas.


Cortesia: Tignes – Mapa de esqui de verāo na geleira

Porém quando se fala de esqui de verão as geleiras francesas de Tignes e, especialmente, de Les Deux Alpes são as mais procuradas! Ambas são centros de esqui tradicionais que ainda conseguem manter uma parte dos meios de elevação ativos praticamente por 365 dias sem interrupção ou quase. No inverno Tignes é conectada com as pistas da Val d’Isère exatamente na região da geleira Grande Motte, conexão essa que permanece ativa também durante alguns períodos de verão. Antigamente era o pico dos riders freestyle pois disponibilizava o único half-pipe de verão. Hoje essa geleira está sofrendo bastante a causa do aquecimento global e o futuro está bastante incerto: nas semanas mais quentes costuma interromper os acessos e as atividades. Atualmente foi divulgado que para esta temporada irá abrir só no dia 20 de junho.


Cortesia: Les Deux Alpes – Mapa de esqui de verāo na geleira

Sempre na França e com os meios de elevação funcionando o ano inteiro Les Deux Alpes é um dos picos que merece ser conhecido. No inverno é simplesmente uma área de esqui gigante, mas é no verão que essa localidade se transforma na Ibiza da neve! São 11 pistas e quase 20 meios de elevação, um impressionante snowpark super badalado e famoso onde os melhores summer camps acontecem e é onde podem ser vistos os top riders fazerem festas! Sim porque as festas e as alternativas ao esqui aqui são muito conhecidas e divertidas!! Mas prestem atenção pois os horários de funcionamento da geleira são reduzidos: das 07h até 12h30, ou seja começa e encerra cedo! Teoricamente Les 2 Alpes comunicou que irão abrir no dia 06 de junho, mas ainda falta o alvará final do Governo francês que ainda não se posicionou


Cortesia: internet – Esquiadores com mascaras de proteção Covid-19

Lembrando que os protocolos de prevenção e a evolução do Covid-19 sāo diferentes em cada país! A mais também existem restrições para entrar e/ou transitar em cada um destes países. Fiquem atentos, se informem e respeitem as regras!

Mais detalhes👉 Dicas e conselhos sobre turismo invernal

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

One thought on “Esquiar no verão | As geleiras europeias estão prontas para abrir a temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *