6Star Winter X Games 2013 em Aspen (EUA) | McMorris domina o slopestyle (SS) e Shaun White conquista pela sexta vez o ouro no halfpipe (HP)

Winter Xgames

Também este ano os Winter X Games de Aspen (EUA) foram simplesmente fantásticos!! De forma geral o nível dos atletas convidados estava realmente alto em todos os esportes apresentados e, no caso específico do nosso esporte, a elite do snowboard mundial comemorou este grande evento que, pela primeira vez, passou a fazer parte do World Snowboard Tour (WST), o único e verdadeiro circuito mundial de snowboard desenvolvido pela World Snowboard Federation (WSF), com o coeficiente máximo para um evento deste tipo: 6Star. Coisas espetaculares foram vistas em praticamente todos os esportes invernais presentes nesta edição 2013 dos Winter X Games, mas a grande expectativa de todos nós era a respeito dos hipotéticos resultados do amigo zebrinha, especialmente em relação a prova de slopestyle (SS).


Shaun White vs Mark McMorris from Snow Roach on Vimeo.

A disciplina do slopestyle (SS) não é uma novidade dos últimos anos como alguém está querendo mostrar em prol da estreia nos próximos Jogos Olímpicos, mas está incluída há muito tempo também na programação dos X Games e Shaun, antes de se tornar o cara do halfpipe (HP), já dominou esta disciplina em muitas edições, sobretudo quando ele era ainda só um fortíssimo rookie!! Apesar de ter vencido a etapa do ano passado em Tignes (FRA) com um impressionante backside Triple Cork 1440, o canadense Mark McMorris mostrou de uma vez por todas quem manda nesta disciplina e com uma inédita pontuação final de 98,00 pontos, adjudicou-se o seu segundo título consecutivo nos Winter X Games, tornando-se um dos grandes favoritos para o ouro olímpico de Sochi 2014 e deixou o zebrinha em quinto lugar do ranking final. Entre as meninas Jamie Anderson, madrinha do World Rookie Tour (WRT) 2012 em Valle Nevado (CHL), levou o seu segundo título consecutivo no slopestyle (SS) com uma run sem erros e com muita amplitude especialmente no belo switch backside 540 que não deixou chances para ninguém.

Com uma run avaliada em 98,00 pontos (porém no ano passado foi de 100,00…) e um poderoso backside air a mais de 7 metros de altura (novo recorde), Shaun White faturou o seu sexto ouro consecutivo no halfpipe (HP) mostrando mais uma vez as suas qualidades técnicas que o tornaram sem dúvida nenhuma, apesar das muitas críticas, o cara desta disciplina. Mas não passou despercebido Ayumu Hirano, um jovem snowboarder japonês de apenas 14 anos (!!!) que em sua primeira vez nos X Games conseguiu mostrar uma run espetacular e de nível impressionante que o colocou em segundo lugar com mais de 92 pontos à frente de feras consagradas como Louie Vito ou Scotty Lago… ok, Shaun realizou rotações até de 1440 (4 rotações completas), enquanto o Ayumu parou no 1080 (3 rotações completas), mas queria evidenciar que ele tem apenas 14 anos e isso significa que em brevíssimo tempo esta longa supremacia do zebrinha no halfpipe (HP) poderá ser finalmente contrastada! Uma outra atleta viciada nas medalhas de ouro dos X Games é a grande snowboarder norte americana Kelly Clark que com um inédito (para as meninas…) ally-oop double rodeo 900 seguido por um frontside 1080, cab 720 e um frontside 900 todos acima dos 4 metros de altura, faturou o seu terceiro ouro consecutivo neste evento.

Sempre no snowboard, mas não válida pelo ranking do World Snowboard Tour (WST), a edição 2013 dos Winter X Games de Aspen (EUA) incluía também uma cobiçada prova de big air (BA) na qual o forte rider norueguês Torstein Horgmo, com um belíssimo switch backside triple cork 1440 não deixou muitas esperanças para as outras feras presentes na competição, que contava com nomes altissonantes como Marck McMorris (segundo) ou Seppe Smits (quarto) ou Sebastien Toutant (sexto). Agora o próximo evento importantíssimo acontecerá em poucos dias em Innsbruck (AUT) com o lendário 6Star Air & Style. E quanto aos Winter X Games 2013, teremos que aguardar a etapa europeia em Tignes (FRA), marcada pela metade de março 2013.

Mais detalhes e infos sobre as classificas gerais e sobre os vídeos dos Winter XS Games 2013 de Aspen (EUA).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

One thought on “6Star Winter X Games 2013 em Aspen (EUA) | McMorris domina o slopestyle (SS) e Shaun White conquista pela sexta vez o ouro no halfpipe (HP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *