Winter X Games 2015 | Os resultados das competições de snowboard

Xgames Snowboard

Durante este fim de semana, nossa atenção estava focada nos acontecimentos da edição 2015 do mais classico e famoso top event de Aspen (EUA): os Winter X Games, onde os melhores atletas do mundo se desafiaram para conquistar a icônica medalha de ouro. Os X Games fazem parte do World Snowboard Tour (WST), o mais respeitado circuito mundial de snowboard, organizado e gerenciado pela World Snowboard Federation (WSF)… e nisso fica triste ver essa constante falta de planejamento e/ou uma boa dose de estupida arrogância por parte da Federação Internacional de Esqui (FIS), a qual tentou, mais uma vez, criar absurdos obstáculos para impedir aos atletas de participar de TOP events como esse, posicionando uma Copa do Mundo que foi simplesmente ignorada pelos grandes nomes, tanto do snowboard quanto do freeski.

Mas vamos deixar estas polemicas de lado e por quanto interessa o snowborad freestyle, salva de palmas para a atleta norte americana Chole Kim do super halfpipe (HP), que com apenas 14 anos tornou-se a mais jovem atleta de sempre a ganhar um ouro nos X games. Com uma run realmente impressionante (Switch method, Cab 900, Switch backside 720, McTwist, Frontside 900!!!) deixou poucas chances para as veteranas como Kelly Clark (segunda) e Torah Bright (terceira). Vale a pena conferir o vídeo da run da Chole!

Com uma serie de manobras realizadas com técnica e estilo sem iguais, Danny Devis confirmou pelos segundo ano consecutivo, o domínio absoluto no super halfpipe (HP) de Aspen (EUA)! O forte rider norte americano defendeu com muita honra a medalha de ouro, apresentando uma terceira run realmente de outro nível. Em segundo lugar posicionou-se o japonês Taku Hiraoka e o atual campeão olímpico Iouri Podladtchikov levou o bronze… enquanto o icônico ganhador do superpipe, Shaun White, ficou fora do pódio mais uma vez, chegando quarto.

Mas o nome que mais brilhou e faturou ouros nessa edição dos Winter X games 2015 foi Mark McMorris, o forte rider canadense que dominou tanto no slopestyle (SS) quanto no big air (BA)!! Na competição de saltos, o nível estava realmente muito elevado, provavelmente o mais alto de sempre e o triple corck era a manobra base para estar no pódio! Mas Mark esbanjou estilo e técnica mais que os outros e faturou merecidamente o big air (BA) com um frontside 1440 e um backside triple cork 1620.

Vale a pena conferir esse vídeo com todos os highlights do big air (BA). Um verdadeiro show de estilo e manobras ao limite da gravidade com os melhores riders do planeta: Max Parrot (prata), Yuki Kadono (bronze), Sven Thorgren (quarto), Stale Sandbech (quinto) e Torstein Horgmo (sexto) entre os outros.

Sem dúvida nenhuma, Mark chegou em Aspen (EUA) em ótima forma, tanto é que os juízes escolheram a run dele como a mais merecedora do ouro no slopestyle (SS) dos Winter X Games edição 2015. Com certeza o nível estava realmente alto e a tarefa dos juízes foi realmente difícil: também nessa modalidade os triple corks, as rotações fora de eixo, os 1440 e os backside 1260 estavam como ponto de partida para tentar aspirar por um lugarzinho nesse prestigioso pódio. Sinceramente a run do rider norueguês Stale Sandbech (prata) foi realmente impressionante e a meu parecer mais técnica e mais estilosa do que a do canadense. No vídeo estão as duas runs comparadas e comentadas… em terceiro o sueco Sven Thorgren.


E com a chegada do inverno no hemisfério norte, voltam também os nossos avisos paroquiais… dessa vez, o nosso rumo principal será em direção dos magníficos e sugestivos Alpes. Bem na divisa entre Itália e Suíça, um mix entre a mais famosa enogastronomia e a essência do inverno. Powder e castelos… antigas termas romanas e vilarejos medievais. Tudo isso no sugestivo cenário criado pela majestosa presença das maiores montanhas da Europa, como o Monte Bianco, o Cervino/Matterhorn, o Monte Rosa… Onde o conceito de inverno iniciou-se, onde os centros de esqui superam as centenas de quilômetros e alcançam os impressionante cento e cinquenta anos de atividades invernais! Preparem-se para experimentar o inverno no berço onde ele foi criado. Procurem mais informações no site da SNOWBAGGING sobre estes lugares, mas não fique somente babando: entrem em contato!!

Mais detalhes e infos Winter X Games 2015 | Todos os resultados oficiais do evento em Aspen (EUA).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *