Últimas noticias da temporada invernal no hemisfério norte | Uma bela primavera com muita neve


Cortesia: Vallnord (AND) – Hoje, dia 23 março 2012

Últimas semanas da temporada invernal no hemisfério norte e logo quando as temperaturas primaveris já tinham tomado posse praticamente em quase todos os centros de esqui, a neve e as temperaturas invernais tornaram a marcar significativamente presença, especialmente nos Alpes, onde a situação estava, a mais de um mês, totalmente com cara de início de verão. A Áustria, que recebeu a maior quantidade de neve da Europa durante este inverno, não foi tão afetada por estas novas tormentas e somente a região aos redores da cidade de Innsbruck (AUT) reportou quase 20 cm nas últimas horas. E estas tardias condições invernais afetaram também a península ibérica, especialmente os Pirineus onde tanto os centros de esqui da Espanha quanto de Andorra receberam uma média de 15/20 cm de fresh snow nas últimas 24/48 horas.


Cortesia: Glacierbike Downhill – Saas-Fee (CHI)

Na parte francesa dos Alpes, localidades de esqui como Avoriaz (FRA), Chamonix (FRA) e da Serre Chevalier (FRA) reportaram mais de 30 cm de neve em apenas uma noite. Também na Itália a situação ficou bem parecida a da França, mas a causa das elevadas temperaturas, em muitas localidades de montanha as precipitações, ao invés de se transformarem em neve, foram tristemente de chuva. Por outro lado a região Helvética, como sempre, foi a que recebeu a maior quantidade de neve nas últimas 24/48 horas com acúmulos superiores aos 60 cm em Andermatt (SUI), enquanto 40 cm branquearam a linda Zermatt (SUI) e 25 cm caíram em Saas-Fee (SUI) onde logo este fim de semana irá acontecer um adrenalínico evento de downhill com a bike na neve!! Aliás sempre neste weekend outro importante evento acontecerá na Suíça: a final do Freeride World Tour (FWT) no lendário Bec des Rosses (SUI) em Verbier (SUI).


Cortesia: Tim Windell – Timberline Lodge (EUA) hoje, dia 23 março 2012

Boas notícias para os Rookies da World Snowboard Federation (WSF) que estarão presentes ao primeiro West Coast Rookie Fest promovido pelo pai do freestyle Terry Kidwell em Kirkwood (EUA), visto que excepcionais tormentas de neve estão afetando toda a parte da costa oeste dos Estados Unidos com localidades que receberam algo como 2,4 metros de neve nos últimos dias!! Mesma situação de abundância nas regiões canadenses de Alberta e da Colúmbia Britânica onde localidades como Whistler (CAN) e Revelstoke (CAN) receberam mais de meio centímetro de fresh powder. Situação totalmente oposta na costa leste, tanto na gringolândia quanto no Canadá, onde as altas temperaturas vindo do oceano atlântico já deram quase definitivamente para esta temporada as boas vindas a primavera. Prestem atenção que o nível de alerta de risco de avalancha nestas áreas foi elevado ao máximo e que já ocorreram muitos óbitos em freeride, incluindo famosos atletas e experientes guias de montanha!! E visto que estamos em tema, também nos Alpes o nível de alerta está ao máximo!! Não se empolguem muito e usem sempre a cabeça, please!


Cortesia: Wikipédia – Foto do Vulcão Osorno (CHL)

E na Patagônia?? Bom, a neve e a temporada invernal ainda estão longe… estamos no outono, mas as previsões são que, como todos os anos, os primeiros que poderão desfrutar da primeira neve fresca sul americana serão os hermanos de Osorno (CHL) onde já na metade de abril o vulcão costuma ser suficientemente coberto de neve para desfrutar… mas a temporada invernal inicia oficialmente só em Junho.

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil.

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.