Primeiro fim de semana da temporada invernal 2013 | Os centros de esqui da América Latina bombando

Situação Neve no Continente

Abundância de neve, o sol bem alto na maioria dos centros de esqui e muitos brasileiros começando a marcar presença, tanto nas neves do continente, quanto nos principais mídias sociais compartilhando fotos e vídeos destes primeiros dias da temporada invernal 2013. Definitivamente o inverno no hemisfério sul estreou da melhor forma possível, aumentando a ânsia de quem, assim como nós, ainda está contando os dias que separam do primeiro drop nas neves andinas.


Cortesia: La Hoya (ARG) – Data 07 de julho 2013

Por enquanto as previsões meteorológicas indicam mais neve durante a semana, especialmente no setor da patagônia argentina, incluindo localidades como Chapelco (ARG), La Hoya (ARG) e Cerro Catedral (ARG). Também o lado chileno poderá acumular mais neve, mas o freezing level neste lado da cordilheira encontra-se mediamente bem acima dos 1500mt, dando amplo espaço pra chuva aparecer… no lado argentino o freezing level já se encontra abaixo dos 1000mt 😀

Quem escolheu os tradicionais centros de esqui andinos acerca da região metropolitana de Santiago (CHL) e/ou da região argentina de Mendoza, encontrou ótimas condições de neve e belíssimos dias ensolarados, praticamente sem nenhuma nuvem. As previsões do clima não devem mudar pelos próximos dias e por enquanto o freezing level está bem alto, acima dos 2500mt de altitude, e não tem sinais de novas nevascas entrando nesta região durante a semana.


Cortesia: Cerro Bayo (ARG) – Data 06 de julho 2013

Dando uma rápida olhada nos níveis de neve acumulada comunicados pelos centros de esqui do continente, nota-se uma situação bastante homogênea: La Hoya (ARG) declara ter mais de 50cm na base e um metro na parte alta da montanha, Chapelco (ARG) presenta uns 25cm na base e um metro no topo, enquanto Cerro Castor (ARG) tem 30 cm na base e pouco mais de meio metro no ponto mais elevado do centro de esqui. Cerro Catedral (ARG) também está nessa média e o hermoso Cerro Bayo (ARG) ainda não conseguiu estrear oficialmente o novo bondinho que leva até o topo da montanha por causa da abundância de neve que caiu nestes últimos dias, se acumulando em quase três metros!!


Valle Nevado Fin de Semana Nieve Polvo from VALLE NEVADO on Vimeo.

As médias de neve presentes na maioria dos centros de esqui do lado chileno não são tanto diferentes daquelas dos hermanos argentinos, com exceção do Nevados de Chillan (CHL), que acaba de ser visitada por uma forte nevasca que passou pela região nos últimos dias, deixando quase um metro na base e mais de três no topo da montanha… porém dão presença de chuva (leve…) pelos próximos dias e o freezing level está bem alto.


Cortesia: Farellones (CHL) – Data 07 de julho 2013

Durante a semana serão divulgados mais detalhes sobre os eventos que irão caracterizar esta temporada invernal no hemisfério sul, especialmente os que se referem ao nosso imperdível festival de snowboard (que está crescendo cada vez mais, tanto em tamanho, quanto nas reservas). E uma pequena antecipação: vamos ter também umas demos de snowkite!!

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil – Temporada invernal hemisfério sul 2013.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *