Previsão de mais uma temporada épica no inverno da América do Norte: La Niña está de volta!


Cortesia: NOAA

Premissa: longe de considerar me um expert nas matérias que estudam o clima e os fenômenos climáticos, neste post irei tentar explicar um pouco mais, mas sempre de forma superficial, a influência de La Niña em relação a abundância das nevascas que se manifestam durante a temporada invernal, principalmente nos territórios da América do Norte.

Em boa parte dos Estados Unidos, o inverno passado, a causa da presença de La Niña, ficou registrado como a temporada na qual quebraram-se muitos recordes ligados as quantidades de precipitações de tipo nevoso por causa de uma incrível e inédita abundância de neve, presente não somente nas montanhas, mas também nas despreparadas grandes cidades metropolitanas. E todos os vídeos de snowboard e/ou freeski e/ou de qualquer outro esporte de neve, filmados durante a temporada de inverno passada, documentam estas toneladas de fresh powder diariamente constante e praticamente até no quintal de casa. E próprio a causa desta quase inédita abundância de neve puderam-se abrir muitos caminhos de freeride inexplorados, os quais durante os invernos, até então normais, ficavam inacessíveis e inalcançáveis… foi de mais, foi uma temporada realmente épica! E a boa notícia para quem escolheu as montanhas da América do Norte para aproveitar a temporada invernal 2011/12, muito provavelmente irá encontrar (e desfrutar…) toda esta abundância, de novo!!

Então, o que é La Niña e quai as principais diferencias com o seu ciclo oposto chamado de El Niño?


Cortesia: Environnement Canada – La Niña

O termo La Niña serve per identificar um ciclo de resfriamento anômalo das águas superficiais, processo identificado sempre com o acrônimo internacional SSTS, do Oceano Pacífico principalmente na região do hemisfério norte. Tecnicamente poderia ser explicada como uma grande poça no meio do oceano com uma temperatura da água mais fria, comparada a de todo o oceano, que influencia fortemente nas delicadas dinâmicas que regulam o clima e os fenômenos atmosféricos.


Cortesia: Environnement Canada – El Niño

El Niño é o ciclo invertido de La Niña, os dois ocorrem praticamente na mesma região oceânica e criam fortes interferências nos ciclos climáticos que podem afetar terras bem longe do Oceano Pacífico como o sul do Brasil e a Europa. Só que em presença do fenômeno chamado de El Niño a temperatura da água superficial presente na “poça” fica mais quente a respeito da média oceânica.

Atualmente ninguém pode explicar e prever com exatidão estes dois ciclos atmosféricos e sabemos relativamente poucos sobre eles, afinal o estudo das dinâmicas climáticas e atmosféricas são ainda paragonáveis a uma grande alquimia, mas com certeza os maiores experts sobre este tema são os pesquisadores do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), os quais disponibilizam preciosas informações e previsões a longo prazo bastante confiáveis… entre as quais, oficializaram recentemente a forte probabilidade que também esta temporada invernal, especialmente entre os meses de novembro 2011 e março 2012, estará sob a imprevisível presença de La Niña e geralmente, como aconteceu no inverno passado, ela costuma trazer muito frio, mas também muitíssima neve!! E só para iniciar mais um inverno em companhia da influência de La Niña, conforme as previsões…

URGENT – WINTER WEATHER MESSAGE
NATIONAL WEATHER SERVICE DENVER CO
1216 PM MDT TUE OCT 25 2011

…WINTER STORM COMING TOGETHER OVER WESTERN COLORADO…HEADING
FOR NORTHEAST COLORADO TONIGHT…

.AN UPPER LEVEL STORM SYSTEM CONTINUES MOVING TOWARD THE CENTRAL
ROCKIES TODAY AND WILL PUSH ACROSS COLORADO TONIGHT AND
TOMORROW…

AQUI para ler todo o comunicado de alerta emitido pela NOAA.

…a NOAA acaba de divulgar este primeiro alerta nacional sobre a iminente chegada da primeira e séria tormenta de neve (os gringos as identificam como: UPPER LEVEL STORM) da nova temporada invernal e que deverá permanecer por uns dias no estado norte americano do Colorado, onde se encontram localidades turísticas como Breckenridge (EUA) e Vail (EUA)… se aconselha a população local de não sair de casa a não ser por importante necessidade, até a tormenta passar! 😀

Snowaddicted definition: La Niña, uma simpática amiga que todas as vezes que vem nós visitar, trás sempre toneladas de neve para alegrar nossa alma!!

Mais detalhes e infos AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *