Recomeça o circo branco na América Latina | Muita neve e de olho no vulcão Copahue (ARG)

Temporada Invernal HS

Este fim de semana estreou de forma não oficial a temporada invernal na América Latina. As abundantes nevascas que perduraram durante toda a semana passada criaram as condições ideais para iniciar a traçar as primeiras linhas na neve dos Andes.


Cortesia: Chilenieve.com – Primeiro dia da temporada invernal 2013 em El Colorado (CHL)

Com uma média geral que superou meio metro de neve acumulada nas bases dos principais centros de esqui do continente, foram muitos os hermanos que se organizaram e, de forma autônoma, iniciaram a subir as montanhas para desfrutar do primeiro powder day da temporada invernal 2013. Mas os mais sortudos (e os mais invejados do continente…) foram os que puderam usar os meios de elevação do centro de esqui de El Colorado (CHL), que inauguraram oficialmente a temporada invernal nesta sexta feira dia 31 de março 2013!!


Cortesia: Valle Nevado (CHL)

Por estar apenas no começo de junho, a quantidade de neve que já depositou-se pelos Andes é realmente muita e, seguindo a onda do vizinho, o famoso centro de esqui de Valle Nevado (CHL) também resolveu antecipar a abertura: em um comunicado oficial informou que os meios de elevação irão começar a funcionar no próximo sábado dia 08 de junho 2013! Único problema é que a abertura da temporada invernal estava programada para o dia 28 de junho e até la todos os serviços de hotelaria permanecerão fechados… pouco mal.


Cortesia: Las Leñas (ARG) – Webcam dia 03 de junho 2013

Também as montanhas argentinas estão se preparando para a iminente estreia da temporada invernal 2013. As abundantes nevascas atingiram os badalados centros de esqui como Las Leñas (ARG), Cerro Catedral (ARG), Chapelco (ARG) e Cerro Castor (ARG), que iniciarão oficialmente as atividades no dia 20 de junho. Até lá, as previsões meteorologias asseguram, para a nossa felicidade, mais perturbações nevosas a caminho. Porém, este início de temporada não é só alegria não, infelizmente tem fortes probabilidades de que algo possa atrapalhar dramaticamente o inverno argentino: o vulcão Copahue (ARG).


Cortesia: TiempoPatagonico.com – Vulcão Copahue (ARG)

Ainda é vivo o terrível pesadelo causado pela erupção do vulcão Puyehue (CHL) em 2011 (…lembram??), e agora os temores para um hipotético déjà vu estão interessando um outro vulcão da região. Localizado na divisa entre Argentina e Chile, o vulcão Copahue (ARG) é a montanha onde se desenvolvem as atividades turísticas do famoso centro de esqui de Caviahue (ARG) e é sempre guardado à vista pelos experts, pois, geologicamente falando, a sua atividade poderia acordar outros vulcões (por enquanto…) adormecidos presentes na área. Além disso, a erupção Copahue poderia dar origem a novos movimentos sísmicos na região do Bio Bio (CHL), tristemente famosa pelos devastantes terremotos. Atualmente o povoado de Caviahue (ARG) foi preventivamente evacuado há uma semana e as probabilidades de uma iminente erupção são grandes. Único problema é que ninguém sabe quando isso poderá acontecer e, uma vez em erupção, por quanto tempo isso durará e o quanto afetará a vida sócio/econômica da região e do continente… a única certeza dos experts é que as previsões indicam que esta será uma erupção de maior intensidade comparada à última que ocorreu em 2000. De qualquer forma, para evitar qualquer tipo de paranoia ainda prematura, eles dizem que uma erupção do Copahue (ARG) não deveria criar grandes estragos como aqueles causados pelo vizinho Puyehue (CHL). Porém, os centros de esqui mais perto, como os de Las Leñas (ARG) e Chapelco (ARG), poderão sim ser afetados pelas consequências das atividades do Copahue (ARG). Tomara que não!!! Por enquanto vamos monitorando e mantendo os dedos cruzados para que isso se resolva o quanto antes e da melhor forma possível. Até o momento, o centro de esqui de Caviahue (ARG) mantém a data do 15 de junho como o dia de inauguração da temporada invernal 2013.

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil – Temporada invernal HS 2013.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *