Perigo avalancha! | Guia básica para entender os riscos

Uma avalancha de neve é um fenômeno que acontece quando os equilíbrios dos acúmulos de neve são quebrados e a massa de neve desliza no vale, atraída pela força de gravidade. As causas desta instabilidade podem ser de dois tipos: ou por causas naturais, tipo uma forte e repentina mutação de temperatura ou uma quantidade excessiva de neve. Ou de tipo artificial, como por exemplo a passagem de animais ou esquiadores que pode quebrar os equilíbrios da neve e gerar este tipo de fenômeno.
Em movimento uma avalancha pode acumular muita força e potência, características perigosas especialmente para quem vai estar no caminho dela, considerando que a velocidade de descida pode, em alguns casos, superar até os 300Km/h.

No mundo são usados principalmente dois tipos de padrão de classificação deste fenômeno: o europeu (o mais difundido) e o americano (nos E.U e Canada). Na real estes padrões são muito similares entre si e diferem por pequenos detalhes e ambos são divididos em cinco categorias:

Bandeira padrão usada para identificar os níveis 1 e 2: 
1 (verde) – nulo ou muito baixo, a neve é muito estável
2 (amarelo) – perigo limitado à algumas áreas, geralmente em áreas indicadas como foras de pistas, mas o risco permanece de qualquer forma baixo.

Bandeira padrão usada para identificar os níveis 3 e 4: 
3 (laranja) – risco médio, perigo de avalanchas de médio porte em algumas encostas, neve moderadamente instável.
4 (vermelho) – perigo alto, a neve é muito instável na maioria das encostas e fazer um fora de pista com estas condições significaria estar cara a cara com uma avalancha de tamanho médio-médio grande.

Bandeira padrão usada para identificar o nível 5 : 
5 (preto) – máximo nível de perigo, a neve está totalmente instável e é absolutamente proibido fazer freeride. Este tipo de condição é encontrada especialmente na primavera, quando podem ocorrer grandes e abundantes nevascas e imediatamente depois aparecem dias ensolarados e quentes.

Vale lembrar que quando estamos fazendo um fora de pista não estamos somente colocando a nossa vida em perigo, mas também a vida de quem deverá nos procurar depois. Então sim powder, mas com muita consciência e respeito pela neve. Obviamente capacete e ARVA (um sinalizador útil para resgatar vítimas de avalanchas).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *