Importantes conselhos para curtir backcountry e freeride com segurança | kNOw Boundaries

Nos últimos anos, a prática do backcountry ou de se aventurar em fora de pista para curtir neve polvo, cresceu muito, mas por outro lado também aumentaram os acidentes, mais ou menos graves, causados por avalanchas. Realizar um freeride, apesar desta popularização, não é uma coisa simples e imprevistos sempre podem acontecer, afinal estamos no meio da natureza e sujeitos a interagir com forças invisíveis e/ou quase imperceptíveis, mas sempre bem maiores que nós. Por isso antes de iniciar qualquer jornada de powder, é essencial saber, conhecer e entender quais os perigos e saber prevê-los, ou pelo menos tentar não se colocar inutilmente em áreas de risco devido a uma falta de conhecimento que, especialmente hoje com toda esta tecnologia a nossa disposição, torna-se cada vez mais simples e imediato encontrar informações e dicas de como aproveitar tudo isso e voltar pra casa sem contar prejuízos. Nada pode substituir um curso presencial de segurança em montanha administrado por guias experientes e que praticamente todos os centros de esqui do planeta organizam com alta frequência especialmente durante a temporada invernal, nos quais são repassadas as principais regras de comportamento em montanha e onde as técnicas de resgate e autoresgate em caso de acidentes são explicadas e treinadas para ter mais familiaridade possível com as ferramentas que, se usadas tempestivamente e da forma correta nos momentos de emergência podem transformar uma quase tragédia em um grande susto. O projeto kNOw Boundaries, realizado e promovido pela The North Face marca leader quando o assunto é outdoor adventure, é uma serie de 5 pequenos vídeos dedicados a repassar conceitos básicos de segurança usando uma linguagem fácil e compreensível para todos. Cada capitulo é apresentado por importantes PRO dos esportes invernais como Xavier De Le Rue, Giulia Monego, Ian McIntosh, Sage Cattabriga Alosa, Jimmy Chin, Mark Carter, Dana Flahr, Kent Scheler, os quais além de repassar as técnicas básicas, irão compartilhar as próprias vivências na tentativa de educar sobre os fatores que envolvem todas as saídas rumo ao powder, independentemente se forem com snowboard, freeski, snowkite ou splitboard. Os temas dos cinco capítulos ensinam a entender as condições meteorológicas, os tipos de neve e de qual forma depositou-se, como selecionar uma área da montanha de forma segura limitando os riscos e os acidentes e de como reconhecer evidências de possíveis perigos, além de importantíssimas dicas sobre o que fazer em caso de imprevisto.


Know Boundaries Episode 1: Avalanche Introduction & Backcountry Gear


Know Boundaries Episode 2: The Avalanche Triad: Terrain / Snowpack / Weather


Know Boundaries Episode 3: The Five Red Flags


Know Boundaries Episode 4: The Human Factor


Know Boundaries Episode 5: Respect the Mountains

O site dedicado ao projeto kNOw Boundaries, além de disponibilizar todos estes vídeos, oferece também uns bônus para premiar e estimular quem completar os cincos passos online de conscientização sobre as avalanchas… assistir a todos demora mais ou menos meia hora, mas podem fazer toda a diferença no nosso próximo inverno.

Dica: por experiência posso garantir que em caso de avalancha o maior problema que atrapalha durante os primeiros e essenciais momentos de socorro é a falta de manuseio e a pouca confidência com as três principais ferramentas: ARVA, pá e sonda. Favor treinem!!

Mais detalhes e infos AQUI.

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.