Agora é oficial: somos nós que estamos snowboardando!

No dia de ontem, 31 março de 2011, foi oficializada a criação da We Are Snowboarding (WAS), uma sociedade no profit de snowboarders para snowboarders, totalmente rider oriented, finalizada para dar voz as necessidades dos atletas e representando-os na tomada das grandes decisões que interessam tanto a desenvolvimento do snowboard quanto a coadjuvação dos atletas nos eventos, trazendo benefícios para toda a comunidade do snowboard: atletas, público e mídia.

Considerando somente os maiores eventos e circuitos mundiais quais o TTR, os da FIS, o Dew Tour e os Winter X Games, entre o período de dezembro 2010 e março 2011 foram programados bem 27 eventos importantes porém com um problema: os vários organizadores não conversaram entres si para planejar inteligentemente as datas destes eventos. Resultado: muitas datas se sobrepuseram e este conflito afetou não somente os riders, que tiveram que tomar a decisão de escolher quais eventos participar, mas também prejudicou o consumidor final o qual, durante esta temporada, não conseguiu assistir nenhum evento com a presença de todos os top riders. Vale a pena lembrar que eventos como, por exemplo, o Winter XGames do 2011, já contam com trinta milhões de espectadores, número este destinado a crescer exponencialmente especialmente tomando consciência que disciplinas como o tão desejado slopestyle (SS) nas Olimpíadas irá com certeza atrair mais público, transformando o snowboard em um “super sport”, principalmente para os interesses da mídia. Já sabemos de como hoje as necessidades de broadcasting da televisão impõem rígidas regras a respeito das modalidades e dos tempos para realizar um evento e de como isso nem sempre encontra e satisfaz as reais exigências dos atletas que devem competir (e se arriscar…) em condições as vezes bem desfavoráveis que podem comprometer os resultados agonísticos e a segurança em prol das melhores tomadas de imagens.

Outro impasse importante é que atualmente não existe um evento que seja de referência absoluta para poder determinar o “melhor” rider do ano. Esta grande fragmentação de eventos, a pouca sinergia entre os circuitos e sobretudo a falta de um ranking em comum, nunca tornou possível uma eleição oficial do campeão absoluto de snowboard. Existem o “ganhador do X Games”, o “melhor do Dew Tour”, o “rei do TTR”… e esta necessidade de ter UM ganhador oficial como ponto de referência é sentida tanto pelos snowboarders quanto pelos fãs. Atualmente funciona que o circuito com a maior exposição e penetração midiática é quem leva a fama de ter o presunto World Champion de snowboard.

We Are Snowboarding (WAS) literalmente se traduz como: somos nós que estamos snowboardando, somos nós que arriscamos durante as competições, somos nós que viajamos por todos os lados do planeta, enfrentando longas e demoradas viagens para ficar o tempo necessário para poder competir e logo armar novamente as malas e se mandar por outros spots, sem contar o quanto o jetlag influencia negativamente na concentração do atleta. Veja bem, para todos os esportes existe UM circuito oficial e sem sobreposicionamento de datas, deixando aos atletas todo o tempo para treinar, viajar e descansar após um evento. No snowboard, considerando somente os principais evento, temos o TTR, Dew Tour, X Games, Burton Global Open Series, FIS World Championships e agora em previsão de Sochi 2014 a FIS está pensando em criar mais um outro tour mundial!!

Criada por sete PROs da elite do snowboard, mas meritocraticamente aberto para todos, o WAS tem como objetivo principal ajudar e coordenar o desenvolvimento do snowboard, procurando representar as necessidades dos atletas em relação aos interesses dos patrocinadores e da mídia, favorecendo a maturação do esporte e oferecendo um produto de qualidade para o consumidor final.

Os fundadores do We Are Snowboarding:
Chas Guldemond: 2011 Arctic Challenge Champion;
Mark McMorris: 2011 Air and Style Champion Innsbruck (AUT);
Peetu Piiroinen: 3 Time TTR World Champion (2011, 2010, 2009);
Sebastien Toutant: 2011 Air and Style Champion Beijing (CHN);
Sage Kotsenburg: 2011 Winter X Games Bronze Medalist Big Air;
Seppe Smits: 2nd Place 2011 Air and Style Munich (GER);
Gjermund Braten: 2008 Norway World Rookie Champion.

Mais detalhes e infos AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *