EDUCATIONAL | Mitos e lendas sobre avalanche

 


Cortesia: internet – Perigo de avalanche

De forma geral as pessoas cometem erros no backcountry porque ignoram quais são os verdadeiros riscos e relativos fatores que podem provocar uma avalanche e acreditam nos mitos que perpetuaram de forma popular.

Sons altos causam avalanches.

ERRADO: é o peso da neve ou de um fator externo (esquiador, animal silvestre…) que quebra o equilíbrio da neve, causando o deslizamento.

Quando estiver enterrado em uma avalanche, cave um pequeno bolsão de ar e cuspa para determinar o caminho. Então desenterre-se.

ERRADO: quando enterrada, uma vítima de avalanche não poderá se mover porque a neve, uma vez assentada, se assemelha ao concreto. Apenas os parceiros poderão escavar para salvar a vítima. Cerca de 75 por cento das pessoas morrem por asfixia, 25 por cento por trauma e cerca de 2 por cento morrem de hipotermia. Mas isso é relativo pois depende muito dos obstáculos naturais (como: árvores, pedras, penhascos…) presentes nos trilhos das avalanches.

Não há risco de avalanche 24 horas depois de uma nevasca.

ERRADO: a neve não tem tempo suficiente para se estabilizar e a maioria das ocorrências de socorro acontecem dentro das primeiras 24 horas após a tempestade passar.

Avalanches podem surgir do nada.

ERRADO: com um mínimo de educação sobre o tema, terrenos que podem esconder possíveis avalanches são facilmente identificáveis e geralmente é o deslocamento das pessoas que engatilha o processo de avalanche.

Quando uma avalanche é acionada, você pode esquiar para evitar ficar preso nela.

ERRADO: geralmente as avalanches atingem rapidamente uma velocidade entre os 80 e os 130 km/h e a sensação é de alguém puxar literalmente o tapete debaixo. Difícil não perder o equilíbrio e conseguir escapar. As chances de esquiar fora do caminho quando uma avalanche está vindo na mesma direção são quase nulas.

Apenas as encostas com uma camada de neve profunda podem desencadear avalanches.

ERRADO: Contanto que seja presente uma camada de placa e uma camada mais fraca, não importa o quanto profunda ela seja: se as condições climáticas estiverem favoráveis, avalanches podem acontecer já com menos de um metro de neve.

Se tiver marcas de esqui/snowboard no powder, significa que aquela área é segura.

ERRADO: Só porque temos evidências de que outras pessoas já estiveram por lá, não significa que a neve naquela área esteja estável. Isso significa que quem desenhou aquelas linhas ou teve sorte ou soube controlar os riscos do caso.

Avalanches não acontecem no meio do bosque.

ERRADO: esquiar no meio das árvores não fornece nenhum tipo de imunidade das avalanches, aliás, se alguma coisa sair do planejamento de segurança, aquelas árvores inevitavelmente se transformarão em possíveis e perigosos obstáculos.

Nunca deixar ao acaso

Fazemos nossas próprias escolhas e temos que ser conscientes das possíveis consequências. #RideSAFE #RideAGAIN

Prevenção

Freeriding competitivo

  • História do freeriding competitivo (soon…)
  • Sistema de julgamento (soon…)
  • Glossário de freeride (soon…)

 

Quer saber mais? -> Pergunta 😀

 

Spread #SnowLove Everywhere …é isso que nos motiva!

Facebook.com/Snowaddicted.Brasil                    Twitter Snowaddicted Brasil                    Snowaddicted Brasil Instagram