Willi Wee Winkels | O cara que forjou o nome Snowboard

História da palavra snowboard

No mundo do skate a figura do Willi Winkels é muito nota, uma verdadeira lenda! Baste pensar que foi ele a idear a construção em 7 laminas de madeira coladas entre elas até formar a espessura completa da prancha de skate: ainda hoje o padrão mais utilizado pelos fabricantes. Nascido na Alemanha em 1965, mudou-se com a família naquele mesmo ano para o Canadá onde cresceu junto com sua paixão pelo skateboard. Wee, apelido com o qual era conhecido, era muito amigo do proskater canadense Lonnie Toft e as aventuras dessa dupla constituem importantes pilares na história evolutiva do skateboarding mundial. Nos meados dos anos ’70 o termo snowboard ainda não existia, mas esse esporte já estava timidamente engatinhando, tanto é que Tom Sims estava produzindo, influenciado pela experiência do snurfer, pranchas de plastico para surfar a neve. O nome desse produto era skiboard… como o antigo protótipo que Tom tinha realizado quando havia uns oito anos de idade. Depois de algumas temporadas competindo nos circuitos de ballet skiing, em 1978 Willi resolveu experimentar o skiboard nas colinas perto de casa… mas aquele nome “skiboard” nāo caia muito bem no gosto dele: no momento era o mais usado, mas não o único utilizado para indicar as várias evoluções das pranchas inspiradas no snurfer. Além do que o termo skiboard tinha sido registrado por uma marca Austríaca para indicar aqueles pequenos esquis acrobáticos. Foi aí que surgiu o nome snowboard.

A primeira sessāo de fotos de 👉 snowboard 👈 da história!


Cortesia: Sims Snowboard – 🏂 Willi Wee Winkels – 📸 Tom Sims



Cortesia: Sims Snowboard – 🏂 Willi Wee Winkels – 📸 Tom Sims


Cortesia: Sims Snowboard – 🏂 Tom Sims e Lonnie Toft – 📸 Willi Wee Winkels

Sempre no mesmo ano Wee visitou o amigo Lonnie que estava na Califórnia (EUA), customizaram o shape fabricado pela marca Sims e foram testar este protótipo nas neves de Mammoth Mountain. A história conta que naquela jornada Tom estava de ski 🤷‍♂️🤦‍♂️ e a prancha usada era a icônica Flying Yellow Banana: chamada tecnicamente de “Lonnie Toft Skiboard” que, basicamente, é também o primeiro pro-model desse maravilhoso esporte.


Cortesia: Sims Snowboard – Lonnie Toft Skiboard 1978/79

A consagração do termo snowboard chegará um pouco mais tarde: histórica é a afirmação do Tom em abril de 1981 durante “aquele” icônico contest em Cooper Hill (EUA):

“I am not a Snurfer, I am not a Snowsurfer, I am a Snowboarder”

Infelizmente o grande Winkels faleceu precocemente no dia 18 de março 2014, mas vale a pena lembrar que, além de tudo, Wee é lembrado também como o verdadeiro pai dos bindings, pois ele irá desenvolver e experimentar as primeiras formas de fixar os pés no skiboard, ops no snowboard 😉

Mais detalhes👉 História do Snowboard


ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *