O primeiro T-Bar a energia solar | O pequeno povoado de Tenna (SUI) virou celebridade no mundo

Tenna (SUI) é uma comunidade alpina localizada acerca de importantes localidades turísticas, como St. Moritz (SUI) e Davos (SUI), na região do Cantão Grisões (SUI) e conta com quase 100 habitantes. É uma vila pequena e rústica sem nenhuma estrutura adequada para receber o turismo tanto é que possui somente um meio de elevação dedicado exclusivamente para a diversão dos habitantes locais. Mas este T-Bar estava velho e necessitava ser trocado inteiramente por questões de segurança e modernização. Aí veio a ideia: construir o primeiro skilift totalmente insustentável a energia solar!


Cortesia: Solar Ski Lift Tenna (SUI)

Chamado de “asas solares” este T-Bar de quase 500metros de comprimento, é composto por 82 painéis fotovoltaicos e desde o dia 17 de dezembro 2011 é ativo e funcionante e está surpreendendo todo mundo pela altíssima eficácia energética que nestes quase três meses de atividade conseguiu demostrar. Foi calculado que o sistema pode gerar quase 90.000kW/h de energia LIMPA por ano, enquanto somente 25.000kW/h são consumidos por cada temporada para fazer funcionar este meio de elevação. O restante da energia produzida é usada para alimentar o funcionamento de outras infraestruturas publicas e/ou vendida para os privados. O funcionamento é sempre garantido também nos dias de tempo ruim por meio de uma bateria e os painéis são dotados de especiais sensores que permitem controlar a orientação/inclinação deles para otimizar a produção de energia e facilitar a remoção de acúmulos de neve/gelo que podem acontecer durante as nevascas.


Cortesia: Solar Ski Lift Tenna (SUI)

Tomara que isso possa ser o primeiro passo para estimular outras estações turísticas!

Mais detalhes e infos Tenna Solar Skilift.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *