Já chegou a primavera na Europa enquanto toneladas de powder caem na América do Norte | Snowboard protagonista em Florianópolis (SC), de novo!


Cortesia: Squaw Valley (EUA) – Foto: Hank de Vre

Boa notícias para quem está embarcando agora para os Estados Unidos rumo a neve: o fim de semana passado foi o mais nevoso até agora desta temporada invernal 2011/12 e muitos ski resorts registraram uma média de 90cm acumulados nas últimas 24 horas e mais de um metro e meio acumulados nas 48 horas! E houve fortes perturbações nevosas durante toda esta semana em praticamente todas as regiões de montanha da gringolândia: desde o Alasca até o estado de Nova Hampshire… e as previsões serão de mais neve! Que sortudos!! Esta temporada invernal começou com grandes expectativas pela presença de La Niña… mas demorou bastante para iniciar. Agora (no início do mês de março…) podemos finalmente dizer que a temporada invernal está bombando com toneladas de neve acumulada nas estações de esqui e outras toneladas preparando os foras de pista para os mais fissurados.


Cortesia: Revelstoke (CAN)

A situação no Canada neste inverno boreal sempre foi ótima e com abundância constante de neve… e persiste com ingentes quantidades de fresh snow quase diariamente. Mais uma vez a região da Colúmbia Britânica revelou-se ser, globalmente falando, a escolha certa especialmente para os viciados de freeride… aliás, por onde é que o Travis anda e realiza as suas mais insanas ideias na neve?? Pois é!!


Cortesia: Sportitabuna (AQUI) – Uma rara foto do magnífico Coliseu de Roma (ITA) coberto de neve, tirada em fevereiro 2012

Apesar de algumas nevascas, que em alguns casos foram até muito abundantes, praticamente podemos tristemente dizer que a primavera já chegou pelos Alpes ou quase, apresentando temperaturas acima dos 10/15 graus e condições de neve que parecem pertencer mais a um final de abril que ao começo de março. Afinal esta foi uma temporada invernal bem atípica: calor e estiagem antes, frio intenso e nevascas da recorde nas últimas semanas e agora temperaturas primaveris para completar. Mas aqueles que estão com a passagem marcada para esquiar na Europa, não desesperem: apesar de tudo isso, as condições de neve nas principais estações de esqui dos Alpes são ótimas e em algumas localidades se pode encontrar até um pouco de powder para fazer feliz a cabeça… mas lembrem que o nível de risco de avalanche é muito elevado a causa da grande quantidade de neve caída no último período em contraste com as altas temperaturas atuais que criaram uma forte instabilidade na estrutura da neve. Ou seja: antes de se arriscar, respeitem rigorosamente os informativos de perigo avalancha publicados diariamente nos centros de esqui,.


Cortesia: Laax (SUI)

Em detalhe a Áustria é a que mais apresenta as condições melhores nos Alpes com nevascas de meio metro de média e temperaturas ainda com cara de inverno. Na Itália a situação melhor não se encontra nos Alpes, mas no Apennino central, a cordilheira (mais ou menos…) entre a cidade de Bologna (ITA) e de Roma (ITA) onde, especialmente na região acerca da estação de esqui de Campo Imperatore (ITA), na semana passada caíram mais de 2 metros de neve, mas as temperaturas são bem primaveris, então muito cuidado por aí! Ar de primavera também nos alpes franceses que até então receberam grandes quantidades de neve ao longo de todo este inverno e que agora em decorrência da forte oscilação da temperatura, podem oferecer situações bastante perigosas para quem estiver afim de curtir um fora de pista. Então para isso, a condição climática da Suíça, como na Áustria, apresenta uma situação ainda favorável e com temperaturas mais invernais. Ótimas condições de neve também nos Pirineus, que neste período costuma receber grande quantidades de turismo invernal de origem sul americana, especialmente argentino.

Bem no meio deste papo altamente invernal, apesar de estar derretendo em pleno verão com temperatura que quase atinge os trinta graus, a bela ilha de Florianópolis (SC) volta a hospedar uma iniciativa que vê o snowboard como protagonista, de novo. Após ter sediado o primeiro World Snowboard Day do Brasil em dezembro 2012, agora uma outra galera local montou um projeto bem interessante com a finalidade de divulgar a prática do nosso esporte usufruindo da tecnologia desenvolvida para a simulação do snowboarding e trouxeram dos Estados Unidos um material especifico que simula o deslisamento na neve. O evento deverá estrear este fim de semana no estacionamento de um shopping center na ilha.

Mais detalhes e infos sobre o evento Floripa Xtreme Park.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *