Condição da neve nos principais centros de esqui | O Natal 2012 vai ser de muito powder

Cndiçōes de Neve

Conseguimos sobreviver a psicose do fim do mundo dos Maya e agora estamos prestes a enfrentar outro grande desafio: a ceia do Natal 2012. Apesar disso, de forma geral todas as localidades de esqui do hemisfério norte estão com muita neve e as condições gerais apresentam uma entusiasmante temporada invernal, a qual deveria se manter desse jeito pelas próximas semanas. Tanto na Europa, quanto no continente norte americano as estatísticas oficiais dos centros de esqui relatam uma média de neve já depositada que supera os dois metros, com picos de até três metros e a maioria é de fresh powder visto que está abundantemente nevando em muitas localidades invernais do globo. Atualmente os centros de esqui de Mount Seymour (CAN), Grouse Mountain (CAN) e Cypress Mountain (CAN), todos localizados na região acerca de Vancouver (CAN), declaram a presença de mais de três metros de neve acumulada, enquanto a mais conhecida estação de Whistler Blackcomb (CAN), que também se encontra na mesma região, parou nos dois metros e meios de neve. Nos Estados Unidos a situação geral é muito boa: as nevascas que ocorreram nas últimas semanas puseram remédio na falta de neve com a qual a maioria desses centros de esqui estavam lidando. Mt Bachelor (EUA), com uma média de 234/292cm de neve, é considerada a localidade que mais acumulou neve até agora, mas também outras estacões turísticas como Squaw Valley (EUA), Mammoth Mountain (EUA), Northstar California (EUA), Kirkwood (EUA) estão com mais de 2 metros e tanto de neve nas pistas, especialmente visto que nas últimas horas/dias caíram uma média de 80/120cm de powder, enquanto quem estava em Boreal (EUA), pode curtir uma forte tormenta que presenteou os sortudos com quase um metro e meio de powder! Também na Europa a situação dos centros de esqui é muito entusiasmante, especialmente pela qualidade da neve presente no setor centro/ocidental dos Alpes.


Cortesia: Verbier (SUI)

A Suíça lidera as estatísticas com Gstaad Mountain Riders (SUI), Engelberg (SUI) e a bela Saas Fee (SUI), nas top três localidades alpinas com mais neve acumulada. Quem escolheu a região acerca do majestoso Mont Blanc irá estar bem satisfeito com as condições das pistas e, especialmente, dos fora de pistas. La Thuile (ITA), Verbier (SUI), Chamonix (FRA), Cervinia (ITA) e Zermatt (SUI) estão todas com mais de dois metros/dois metros e meio de neve e apesar dessa última semana de clima seco, as previsões estão apontando para mais nevascas antes da virada do ano. Para quem escolheu a parte mais setentrional dos Alpes, também irá encontrar ótimas condições de neve, porém o clima mais frio, proveniente pela região polar, aumentará as probabilidades de achar uma neve mais dura e compacta, ideal para quem gosta de carving e velocidade.


Cortesia: La Thuile (ITA)

E neste ano a neve não está presente somente no hemisfério norte: nestes últimos dias uma anômala frente fria trouxe bastante neve (entre os 15 e os 20 cm!!) no verão dos principais centros de esqui sul americanos pintando de branco o Natal dos hermanos!! Vale a pena conferir umas destas imagens das webcams para ter uma ideia e se alegrar com a neve este ano mais perto de nós do que o normal!!


Cortesia: Las Leñas (ARG)


Cortesia: Cerro Catedral (ARG)


Cortesia: Cerro Chapelco (ARG)


Cortesia: Valle Nevado (CHL)

Mas além da alegria destas nevascas fora da temporada, um grande susto: o vulcão ativo e fumante de Copahue (ARG), fisicamente a montanha onde estão alocados os meios de elevação e as pistas do centro de esqui de Caviahue (ARG) e sede do tradicional encontro sul americano de snowkite, entrou em erupção no dia 22 de dezembro 2012!! Atualmente esta atividade é somente de tipo gasoso e sem a presença de lava, porém o nível de atividade já foi elevado ao vermelho e os técnicos estão esperando por uma iminente atividade eruptiva mais importante.


Cortesia: AFP/NA

…por enquanto, um feliz Natal 2012 para todos!!

Mais detalhes e infos sobre o vulcão Copahue (ARG): Sernageomin.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *