Iouri Podladtchikov vence o 6Star The Arctic Challenge em Oslo (NOR) | Peetu Piiroinen campeão absoluto do World Snowboard Tour (WST)

Campeão Mundial de Snowboard

Com os resultados do The Arctic Challenge concluiu-se definitivamente a temporada invernal 2012/2013 do World Snowboard Tour (WST). Muitas eram as expectativas para os resultados desse grande e histórico evento de snowboard que, desde 1999, tornou-se uma etapa imperdível do circuito internacional de competições organizadas pela World Snowboard Federation (WSF), até então conhecida como International Snowboard Federation (ISF). O The Arctic Challenge iniciou muitos anos atrás como um simples invitational organizado pelo icônico rider norueguês Terje Haakonsen, que queria realizar uma espécie de festa/competição para os seus amigos riders… e que no decorrer das edições, tornou-se esse grande evento ainda hoje gerenciado inteiramente pelos e para os snowboarders. A edição 2013 do The Artic Challenge contava com uma prova de halfpipe (HP) e muitos atletas ainda estavam em busca de preciosos pontos para definir a liderança do ranking deste ano, e isso não somente na disciplina de halfpipe (HP).

Mas vamos com ordem. Após assistir a umas runs realmente espetaculares de altíssimo nível técnico, o rider suíço Iouri “I-Pod” Podladtchikov mandou ver uma combinação de frontside 900, backside 900 mute, frontside 1080 tailgrab, concluindo a prova com um monstruoso cab doublecork 1080 mutegrab que não deu chances aos outros riders, faturando, assim, o ouro do The Arctic Challenge edição 2013.

Surpresa desta edição foi o atleta chinês Yiwei Zhang que, além de estar participando enquanto dono de uma wildcard, impressionou todo mundo com manobras exageradamente amplas e técnicas realizadas, literalmente, nas alturas. Pena que ele não calculou o tamanho geral da estrutura do halfpipe e conseguiu realizar somente 4 saídas, contra as 5/6 dos outros atletas, mas, mesmo assim, concluiu a prova com um merecido segundo lugar.

Bronze para o rookie japonês Ayumu Hirano que, poucos dias atrás e com apenas 14, acaba de se tornar o mais jovem world champion de halfpipe (HP) da história das competições de snowboard.

O The Arctic Challenge foi também a prova decisiva para coroar o campeão overall da temporada 2012/13 do World Snowboard Tour (WST). Dois atletas que estavam na disputa pelo âmbito título: o atual campeão overall 2011/12, o rider sueco Stale Sandbech, e o snowboarder norueguês Peetu Piiroinen. Durante essa última competição da temporada, o Stale não conseguiu se classificar nas qualificações, deixando o forte rider da Noruega colecionar o seu quarto título overall da carreira. Vale a pena lembrar que este título é baseado na somatória dos dois melhores resultados no halfpipe (HP), mais os dois melhores resultados no slopestyle (SS) e o melhor resultado nas provas de big air (BA) durante a temporada… ou seja, para ganhar o overall é realmente necessário ser bom em tudo!! Agora vamos aguardar o 6Star Winter X Game de Tignes (FRA), pontos que já valem para a próxima temporada do World Snowboard Tour (WST).

Mais detalhes e infos 5Star Nescafé Champs 2013 – Leysin (SUI).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *