Condições da neve e onde encontrar powder nos próximos dias | Desejando um branco e feliz Natal para os fissurados de neve


Cortesia Saas Fee (SUI) – Webcam data 23-12-2011

Visto que estou oficialmente de férias, continuo monitorando (e compartilhando…) a condição da neve neste inverno do hemisfério boreal. Atualmente estou curtindo a neve presente nos Alpes e, dependendo da localidade, a situação muda bastante, presentando condições muito extremas entre elas: a parte ocidental está de forma geral rica em neve, enquanto a parte mais oriental está passando por uma trágica carestia que no momento não parece apresentar perspectiva de melhorias no breve/médio prazo. Como já comentado em um post recém publicado, a melhor situação encontra-se nas montanhas posicionadas na divisa entre França, Itália e Suíça. A estação de esqui com mais neve acumulada é a de Saas Fee (SUI), enquanto a região alpina da Alta Savoia francesa é a que mais oferece uma branca abundância generalizada entre os ski resorts europeus.

Saas Fee (SUI)
Base: 71cm
Topo: 345cm

Lötschental (SUI)
Base: 130cm
Topo: 318cm

Chamonix – Mont-Blanc (FRA)
Base: 20cm
Topo: 330cm

Les Arcs (FRA)
Base: 120cm
Topo: 297cm

Cervinia (ITA)
Base: 170cm
Topo: 270cm

Adamello Ski (ITA)
Base: 140cm
Topo: 240cm

St. Anton am Arlberg (AUT)
Base: 85cm
Topo: 250cm

Dachstein-Gletscher (AUT)
Base: 0cm
Topo: 230cm

No continente norte americano, a situação da neve é mais homogenia e praticamente todas as estações de esqui estão tendo uma feliz temporada invernal. A influência de La Niña, até agora, não revelou-se tão épica e generosa como as do ano passado, mas também ninguém pode reclamar pela falta da neve que, fazendo uma média entre as estações invernais, passa de forma geral a marca do metro e meio acumulado.

Powder King (CAN)
Base: 155cm
Topo: 264cm

Mount Seymour (CAN)
Base: 84cm
Topo: 147cm

Whistler Blackcomb (CAN)
Base: 117cm
Topo: 145cm

Eaglecrest (EUA)
Base: 150cm
Topo: 305cm

Alyeska Resort (EUA)
Base: 86cm
Topo: 259cm

Mt. Baker (EUA)
Base: 137cm
Topo. 178cm

Mas a grande surpresa de Natal vem do nosso continente, onde o Cerro Catedral (ARG) de Bariloche (ARG) amanheceu nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro 2011, inesperadamente todo bem branquinho!! Após mais de uma semana de pleno verão com condições climáticas acima dos 30°, as temperaturas da famosa estação turística argentina despencaram atingindo até graus abaixo de zero que propiciaram esta nevasca totalmente fora de temporada.

Um feliz Natal para todos os fissurados de neve aos quais desejo, como sempre, muita neve!

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *