X-Games Aspen 2021 | Snowboard: resultados e vídeos

Competição de snowboard

Nestes dias rolaram os tão aguardados X-Games em Aspen (EUA). Este é provavelmente o maior evento de esportes invernais do planeta, onde os top atletas se enfrentam para consagrar o melhor entre todos. Vale a pena lembrar que uma medalha destas é equivalente, ou até mais prestigiosa, que as dos Jogos Olímpicos! Porém a edição desse ano, como era previsível, veio com um formato diferente… por causa da pandemia causada pelo Covid-19 o evento aconteceu pela primeira vez sem presença do público e com alguns dos nomes mais altissonantes que tiveram que renunciar a própria participação, pois resultaram positivos aos testes do coronavírus. Mas, de qualquer forma, o espetáculo foi realmente incrível e sem precedentes. O nível mostrado pelos atletas foi sensacional com manobras no limite do absurdo.

As competições de snowboard iniciaram na sexta-feira, 29 de janeiro 2021, com o slopestyle (SS) feminino. Triunfo total da fortíssima snowboarder norte americana Jamie Anderson que conseguiu “sem grandes esforços” (para ela que tem um estilo de riding de outro planeta!) faturar seu sétimo ouro nos X Games, deixando para as rivais somente as migalhas. A Jamie tinha acabado de dominar também no slopestyle (SS) do LAAX Open alguns dias atrás. Ela é realmente imparável!

Women’s Snowboard Slopestyle
Gold: Jamie Anderson
Silver: Zoi Sadowski-Synnott
Bronze: Laurie Blouin

Sempre na sexta-feira rolaram também as finais de Knuckle Huck, atualmente a disciplina favorita tanto por atletas, quanto para os espetadores! Em seu terceiro ano de apresentação o Knuckle Huck revelou-se ser uma inovadora oportunidade para os atletas mostrar criatividade e técnica sem o utilizo de estruturas. Em muitos concordam que esta nova disciplina ajudou os esportes radicais a redescobrir as raízes do conceito de estilo. O atual campeão Zeb Powell estava lesionado e impossibilitado de defender o título. O forte norueguês Marcus Kleveland fez algumas baixadas extremamente técnicas, mas foi o novato de 17 anos Dusty Henricksen (EUA) que levou para casa o cobiçado Golden Knuckles. O cab 180 tail press front flip out dele foi realmente insano!!

Snowboard Knuckle Huck
Winner: Dusty Henricksen

No sábado, o clássico superpipe foi simplesmente espetacular: a briga entre as duas snowboarders norte americanas Maddie Mastro e Chloe Kim foi emocionante! O nível da Mastro estava forte, mas não conseguiu ser suficiente para parar a Chloe que, mesmo após dois anos de ausência das competições, voltou mais forte e competitiva do que nunca: faturou ouro no superpipe em LAAX (SUI) e agora mais outro aqui em Aspen (EUA).

Women’s Snowboard SuperPipe
Gold: Chloe Kim
Silver: Maddie Mastro
Bronze: Haruna Matsumoto

Por causa das fortes nevascas, o slopestyle masculino e o big air feminino foram adiados para domingo, dia 31 de janeiro 2021. Nos X Games o slopestyle masculino é provavelmente a disciplina mais disputada: o percurso aqui sempre foi, e continua sendo, o mais criativo e inspirador de todos. O que os arquitetos da neve (snowpark shapers) conseguem realizar aqui é realmente de outro nível, inigualável! Pena que nesta edição nomes como Mark McMorris entre outros tiveram que ficar sem participar pois resultaram positivos aos controles de Covid-19. Quem aproveitou estas importantes ausência foi o jovem Dusty que, empolgado com o ouro no Knuckle Huck, encontrou coragem suficiente para interpretar perfeitamente as estruturas e calar os outros participantes.

Men’s Snowboard Slopestyle
Gold: Dusty Henricksen
Silver: Mons Roisland
Bronze: Rene Rinnekangas

O nível feminino no big air (BA) aumentou consideravelmente nos últimos anos. Entre as façanhas inéditas o registro do primeiro “cab double cork 1260 Weddle” realizado por uma menina: Miyabi Onitsuka! A manobra chamada de “Weddle” nada a mais é que o velho “mute”, renomeado em homenagem ao skatista Chris Weddle, que foi a primeira pessoa a realizar o truque no início dos anos 80. Mas isso não foi suficiente para conter a fome de ouro da Jamie Anderson que conseguiu dominar mais um pódio!

Women’s Snowboard Big Air
Gold: Jamie Anderson
Silver: Miyabi Onitsuka
Bronze: Zoi Sadowski-Synnott

O resultado do superpipe masculino aqui em Aspen (EUA) foi uma cópia exata do pódio do LAAX Open da semana passada. Infelizmente a falta do Shaun White, que desistiu da competição no último minuto devido a uma lesão no joelho, deixou a prova sem muitas surpresas.

Men’s Snowboard SuperPipe
Gold: Yuto Totsuka
Silver: Scotty James
Bronze: Ruka Hirano

A prova de big air (BA) masculino foi inteiramente disputada entre os atletas escandinavos: a muitos anos esta é a disciplina deles! Sinceramente o nível das descidas deste trés alienígenas foi alucinante: Marcus Kleveland, Sven Thorgren e Mons Roisland mostraram manobras e variantes alucinantes, muitas das quais em “quad” (4x de rotação = 1440°). Loucura total!

Men’s Snowboard Big Air
Gold: Marcus Kleveland
Silver: Sven Thorgren
Bronze: Mons Roisland

Mais detalhes👉 X Games Aspen 2021

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *