Temporada invernal nos Alpes da Nova Zelândia

Faltando pouco mais de um mês para a abertura da temporada invernal no hemisfério sul e com a neve que já está começando a mudar as cores das montanhas, começam a chegar também as novidades que caracterizarão este inverno. Hoje os holofotes estão voltados pelos Alpes do Sul da Nova Zelândia, mais precisamente nas áreas limítrofes ao lago Wanaka (NZL), localizadas na Ilha do Sul, na região de Otago, conhecida por ser a área que mais recebe neve em toda a Nova Zelândia.

A poucos quilômetros da cidade de Wanaka (NZL), que leva o nome do homônimo lago, desde 2002 está funcionando o maior terrain park do hemisfério sul: o Snow Park NZ. Considerada Meca para todos os snowboarders e freeskier, esta área inteiramente dedicada ao mundo do freestyle será, como todos os anos, território de muitos eventos durante o inverno austral. Por enquanto a direção de Snow Park NZ acaba de comunicar que para o inverno 2011 o responsável do snowpark será John Melville da Development Snowparks, considerado como o melhor técnico do planeta na construção e manutenção de snowparks. A empresa do Melville é a única no mundo a dispor do Global Cutter, uma ferramenta já utilizada para realizar o halfpipe (HP) dos Jogos Olímpicos em Vancouver (CAN) em 2010, que utiliza um preciso apontador laser para cortar a neve de forma uniforme e progressiva, ideal para criar uma perfeita curvatura da estrutura. Mas o Melville não será a única novidade desta temporada: a direção do Snow Park NZ comunicou também que todos os rails e os boxes presentes na área serão fabricados pela Doors Snowpark Structures, considerada como a criadora das melhores estruturas para freestyle para neve e que já estão instaladas em importantes snowparks como o de Laax (SUI) e de Bardonecchia (ITA), mas que ainda são um produto inédito para o hemisfério sul.

Sempre a respeito da área do lago Wanaka (NZL) está presente outra renomada ski area: a Treble Cone. Famosa por ser a estação de esqui que mais explora o lado competitivo das atividades na neve e por ser uma área pouco aconselhada para os principiantes dos snow sports. Além da Treble Cone Race Academy que é considerada o melhor point austral para treinar e onde muitas seleções norte americanas e européias de esqui e snowboard se refugiam durante o verão no hemisfério norte, esta estação de esqui oferece um amplo calendário de competições de alto nível. Programada para iniciar as atividades do inverno 2011 no dia 23 de junho (até dia 2 de outubro…) este ski resort será teatro dos FIS Series GS e Slalom e do Treble Cone Ski Masters GS. Também serão hospedadas competições como o NZ Snowboard Banked Slalom (prevista para o 29 de junho…), a tradicional BASE Triple Comp: um mix de banked slalom, freeride e downhill (prevista para o 16 de julho…), e a final do North Face NZ Freeski Open que será realizada na extrema parede de Motatapu Chutes (prevista para o 12/16 de setembro…).

O inverno austral está chegando, falta pouco para se preparar. Então é bom começar a passar a cera nos snowboard e nos esqui e iniciar a fazer aquele alongamento indispensável para prevenir futuras (tomara que não!!) contusões…

Mais detalhes e infos sobre o SnowPark NZ AQUI, enquanto para saber mais sobre Treble Cone AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *