Situação neve na Europa | As primeiras nevascas nos Alpes


Cortesia: Livigno (ITA) – Webcam data 12-12-2011

Até semana passada a condição da neve no continente europeu estava bem complicada: o outono foi bem atípico, com poucas precipitações e temperaturas acima das médias sazonais, que além de deixar as montanhas e os centros de esqui literalmente no verde, impossibilitaram também a produção de neve artificial deixando os profissionais do setor, mas também os apaixonados pelos esportes de neve, bastante em ânsia a respeito desta temporada invernal. Mas nas últimas 48 horas o clima mudou drasticamente em todo o continente deixando especialmente as localidades turísticas alpinas com mais cara de inverno: as temperaturas repentinamente despencaram e muitos centros de esqui receberam mais de meio metro de fresh snow de media!! Neste momento, sem nenhuma dúvida, as montanhas com mais neve acumulada e com previsão de ocorrência de mais nevascas prevista pelas próximas horas estão no continente Norte Americano, mas tanto os Pireneus quanto os Alpes estão iniciando a receber boas quantias de neve, que neste primeiro momento irão servir exclusivamente para criar a base necessária para preparar as pistas de esqui em previsão das próximas nevascas. Fuçando nos sites das principais estações de esqui em procura de dados oficiais (e reais…) sobre a situação da neve, de forma geral as montanhas da Suíça podem ser eleitas como as mais privilegiadas tanto na quantidade acumulada quanto na abundância das precipitações nevosas, onde em alguns casos superaram o meio metro em poucas horas. Seguidas pelas montanhas da Itália e da Áustria.

Saas Fee (SUI)
Neve acumulada: 211 cm.


Cortesia: Saas Fee (SUI) – Webcam data 12-12-2011

Presena (ITA)
Neve acumulada: 200 cm.


Cortesia: Presena (ITA) – Webcam data 12-12-2011

Pitztaler (AUT)
Neve acumulada: 164 cm.


Cortesia: Pitztaler (AUT) – Webcam data 12-12-2011

Alagna-Valsesia (ITA)
Neve acumulada: 160 cm.


Cortesia: Alagna-Valsesia (ITA) – Webcam data 12-12-2011

Cervinia (ITA)
Neve acumulada: 160 cm.


Cortesia: Cervinia (ITA) – Webcam data 12-12-2011

E como pode ser bem visto nestas webcam, o tempo permanece fechado e neste momento está ainda nevando em quase todo o arco alpino. Tomara que continue assim, especialmente porque a partir da próxima semana também irei estar por lá, podendo finalmente matar saudade da neve pois já fazem quase três meses de total abstinência! O snowtrip pelas neves europeias iniciará pelos alpes centrais da Itália, depois Áustria, Suíça e França… não necessariamente nesta ordem, mas visto que as distâncias na Europa são muito curtas, todo o snowtrip será influenciado, como sempre, pelo fator powder. Por enquanto uma data já confirmada será para presenciar a sétima edição do mítico World Rookie Fest em Livigno (ITA), um dos mais esperados eventos dedicados aos snowboarders under 18, organizado pela World Snowboard Federation (WSF), previsto para acontecer nos dias 14 até 18 de janeiro 2012 e no qual serão presentes também jovens riders sul americanos.

Mais detalhes e infos sobre o meu snowtrip AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *