Shaun White domina os Winter X Games 2012 em Tignes (FRA) | Reflexões pessoais sobre o provavelmente melhor snowboarder freestyler do mundo

A segunda edição europeia dos Winter X Games, que aconteceram em Tignes (FRA) neste fim de semana, foi acompanhada por umas fortes polêmicas de supremacia entre os atletas de snowboard, envolvendo títulos obtidos durante as competições desta temporada invernal e questões de ética profissional… mas de forma quase inevitável, Shaun White demostrou toda a sua potência e estilo dominando literalmente a competição de halfpipe (HP) nesta sua primeira (e muito contestada…) aparição nos Winter X Games da Europa. Zebrinha conseguiu realizar uma primeira run (de três possíveis…) de altíssimo nível que foi indiscutivelmente até melhor (certamente mais limpa…) daquela “perfeição” que mostrou em Aspen (EUA) durante os Winter X Games americanos que aconteceram no início deste ano. Desta vez, apesar dos juízes só lhe concederem uns míseros 98 pontos em 100, isso era já suficiente para bater seus rivais mais próximos, Louie Vito (mais uma vez terminando em segundo lugar…) e Iouri Podlatchikov (terceiro no pódio). Entre as meninas a irrefreável Kelly Clark levou pra casa mais um título neste seu fantástico inverno, Elena Hight ficou com a prata e Kaitlyn Farrington completou o pódio do halfpipe (HP) feminino.

Mas se a vitória de Shaun no halfpipe (HP) estava praticamente certa, no slopestyle (SS) ninguém esperava por um resultado tão bom assim especialmente depois da desculpa da pressuposta lesão que aconteceu em Aspen (EUA) e tendo em consideração o domínio nesta disciplina de feiras como Sebastien Toutant e Mark McMorris que desde sempre lideram os rankings e as competições, mostrando constantemente um nível inigualável e quase inalcançável… além disso a não qualifica de Zebrinha para os Burton US Open 2012 na categoria slopestyle (SS) evidenciava o atual nível de não competitividade de Shaun nesta disciplina… ou pelo menos, ainda.

No dia da final do snowboard slopestyle (SS) masculino aconteceu o imprevisível: Shaun realizou uma primeira descida quase perfeita faturando 95 pontos e melhorando esta pontuação logo na segunda run, elevando o nível para a casa dos 97 pontos. Ninguém mais chegou perto disso e apesar da mais elegante run de Mark McMorris e da estilosa prova de Willet Eric (respetivamente segundo e terceiro colocados…) não havia nada que alguém pudesse realmente fazer em Tignes (FRA). Que seja o começo de uma nova dominação do Zebrinha?? Com certeza, a diferença do halfpipe (HP) onde ele atualmente não tem realmente rivais, riders como Toutant, Willet, McMorris irão complicar bastante a vida do estreante slopestyler, mas que ele agora começa a ter grandes chances de se tornar o possível vencedor nas duas disciplinas durante as próximas Olimpíadas invernais em Sochi 2014. Entre as meninas os resultados do slopestyle (SS) coroaram em Tignes (FRA) Jamie Anderson no degrau mais alto do pódio, enquanto Spencer O’Brien chegou em segundo e Enni Rukajärvi ficou com o bronze.

Agora, é evidente o talento de Zebrinha na capacidade de realizar fantásticas acrobacias com o snowboard (e também com o sk8…) tornando-o um campeão polivalente em diversos (ou quase…) esportes, com a rara potencialidade de poder empurrar para o alto o nível médio, acelerando assim as normais rítmicas que regulam o progressivo avanço das tempísticas evolutivas dos esportes. Outros exemplos, mas que marcaram somente um tipo de categoria no esporte praticado, foram Michael Shumaker no mundo da F1 e Tony Hawk no skate. Shaun Palmer foi considerado como o atleta mais polivalente e vitorioso de todos os tempos, competindo e ganhando em esportes os quais skate, snowboard, freeski, downhill bike…

Falando de forma aberta, me parece que este outro (e ainda jovem…) Shaun, com a sua postura, está arriscando de passar pra história como o esportivo que mais se prostituiu para aproveitar da fama para faturar… claro que por um lado ele está totalmente certo: aproveitando e faturando com a própria imagem, fazendo o que ele mais adora fazer e, pelos resultados obtidos, ele é atualmente considerado sem nenhuma dúvida o cara do freestyle… mas por outro penso que ele esteja necessitando do suporte de um profissional mais “ético” que gerencie a sua imagem… ou pelo menos alguém que lhe possa sugerir que se ele quiser representar o mundo do snowboard, que por favor alguém lhe lembre que snowboarder não costuma usar trajes formais como camisa e gravata… a pois! 😀 😀


More Snowboarding Videos

E pela entrevista pode se dizer que Shaun seja também um grande diplomata que sabe usar muitas palavras porém sem responder as perguntas, falando bastante sem dizer nada de concreto… ou provavelmente é só um talentoso leader sem sequer opinião (a não ser por $$$…) e provavelmente é por isso que a maioria dos snowboarders não o reconhecem/querem como rei, tornando-o infelizmente um soberano sem reino e sem súditos.

Mais detalhes e infos Winter X Games Europa 2012.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *