Os melhores freeskiers conquistam os castelos | Nine Queens e Nine Knights edição 2013

Evento de Freeski

Também este ano rolou o top event internacional de freeski dedicado aos atletas da categoria freestyler. Como já acontece há algumas temporadas invernais, são construídos dois gigantescos (e não é um eufemismo, olhem a foto abaixo…) castelos de neve onde os melhores atletas do planeta são convidados para se desafiarem na melhor estrutura de freestyle já realizada. São dois eventos distintos: um dedicado exclusivamente para as nove top rainhas de freeski e outro (geralmente com uma estrutura ainda maior) para os nove fortes cavalheiros, que se enfrentarem literalmente voando de um lado ao outro do castelo realizando manobras alucinantes, a maioria há mais de 15 metros de altura do chão!

Sinceramente, tem cada foto linda nos sites dos dois eventos que aconselho vocês visitar: vale bastante a pena dar uma conferida!! As primeiras a se enfrentar este ano foram as meninas, as quais encontraram-se em meados de março de 2013, no centro de esqui austríaco localizado na região do Tirol, que inclui os três povoados alpinos de Serfaus (AUT), Fiss (AUT) e Ladis (AUT).

O nível delas estava realmente alto e, durante a prova de big air, a forte atleta da Alemanha Lisa Zimmerman conquistou o lugar mais alto da classificação com um double cork 1260 safety e um cork 900 truckdriver, deixando todo mundo para trás sem chances para essa edição. Em segunda colocada, outra fera do freeski internacional: a eslovaca Zuzička Stromková, que tentou a conquista do castelo com um estiloso rodeo 720 safety e com um rodeo 900 safety. E a atleta suíça Camillia Berra chegou em terceiro com um rodeo 720 safety e um double frontflip.

A estrutura dos meninos era, com certeza, bem maior e mais extrema que a das meninas. Realmente os shapers de Livigno (ITA) realizaram uma obra prima de arquitetura usando mais de 100.000 metros cúbicos de neve, com os quais construíram um impressionante castelo de 60 metros de comprimento, 28 metros de altura máxima e 150 metros de largura total. Diversos jumps, jibs, pipes e rails foram construídos com o escopo de testar os limites dos melhores freeskiers do mundo, garantindo assim a progressiva espetacularidade desse evento internacional, apto a celebrar este jovem esporte de neve.

Entre os Nine Knights que compareceram em Livigno (ITA) poucos dias atrás, quem mais destacou-se foram dois freeskier norte americanos: Nicky Keefer, que recebeu o prêmio para o melhor estilo e também foi reconhecido como o melhor atleta da edição 2013 do evento. Já David Wise, duas vezes campeão do superpipe dos Winter X Games de Aspen (EUA), conquistou o prêmio de melhor manobra realizada durante essa edição 2013. Todos os outros resultados podem ser encontrados nos sites oficiais junto às magnificas fotos desse espetacular evento dedicado aos freeskiers.

Mais detalhes e infos sobre o Nine Queens – Serfaus (AUT), Fiss (AUT) e Ladis (AUT), enquanto aqui mais detalhes e infos sobre o Nine Knights – Livigno (2013).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *