O The Shred Show 2012 consagra o Boarderstyle | Uma híbrida mistura de boardercross (BX) com slopestyle (SS)

O Telus World Ski and Snowboard Festival é um big event que acontece todos os anos em Whistler (CAN) e que reúne importantes shows musicais com competições de ski e snowboard de altíssimo nível e muitas festas para celebrar o fim da temporada invernal. Na programação deste grande festival de neve está incluído também o The Shred Show no qual os grandes nomes do snowboarder se desafiam em provas como big hip, slopestyle (SS), mogul duel e boarderstyle. Para participar ao big hipe, que é tecnicamente um big air (BA), ou ao slopestyle (SS), ambas válidas pelo ranking mundial da World Snowboard Federation (WSF) enquanto são competições com coeficiente TTR 5Star, os riders necessitam de convite enquanto são invitational. Por outro lado o mogul duel e o boarderstyle estão abertas para todos… e são dois formatos de competição bastantes criativos e surpreendentes que me chamaram bastante atenção, especialmente a híbrida mistura do boarderstyle o qual estreou pela primeira vez na edição passada do The Shred Show, durante o Telus World Ski and Snowboard Festival 2011.

Praticamente o boarderstyle é uma mix de boardercross (BX) com o slopestyle (SS): os riders competem um ao lado do outro em um percurso de parabólicas e jumps, como acontece nos mais clássicos BX, só que neste caso as estruturas dos jumps devem ser enfrentadas com estilo, mandando ver manobras radicais e não simplesmente pulando em linha reta procurando manter a aerodinâmicidade como aconteceria em um BX tradicional… o qual já é por natureza uma competição muito espetacular, imaginem agora!! Além de tudo nesta edição conseguiram juntar na mesma cancela de partida feiras como Will Jackaways, Mark Sollors e o rei Terje Haakonsen… o espetáculo foi sensacional!

Ps: Será que nos próximos anos a pouco criativa FIS, após ter descaradamente roubado o conceito de halfpipe (HP) em ’98, sucessivamente de boardercross (BX) em ’06 e agora do slopestyle (SS) para Sochi 2014, para os futuros Jogos Olímpicos não irá usurpar também o boarderstyle?? Aliás, recentemente a federação dos esquiadores comunicou a ridícula intenção de reciclar os juízes das competições de esqui para julgar também as provas olímpicas de snowboard!!! Por que?? Óbvio, para reduzir os gastos que um time de juízes profissionais incide no budged de uma Olimpíada!! #ApoteoseDaHipocrisia 😀

Mais detalhes e infos The Shred Show.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *