Inicia a temporada de inverno no hemisfério sul


Cerro Catedral – Domingo 12 Junho 2011

Durante o inverno no hemisfério sul é possível desfrutar da neve em três continentes: Oceania, África e na América Latina. A primeira montanha que ativou oficialmente os meios de elevação desde 9 de junho 2011, foi a África, melhor a África do Sul, em Lesotho (ZAF) com o AfriSki Mountain Resort. Atualmente nesta estação de esqui encontram-se uns 50cm de neve natural e temperaturas suficientemente frias que garantem a possibilidade de usar as máquinas que fabricam neve artificial para manter as pistas idôneas a serem desfrutadas pelos esquiadores e snowboarders desta região africana. Por enquanto o snowpark está fechado.

Na Oceania a situação está um pouco complicada: apesar de todos os principais esqui resorts se encontrarem na Ilha Norte da Nova Zelândia, a Ilha Sul deste País está sendo afetada por fortes terremotos e as cinzas do vulcão chileno Puyehue estão complicando o tráfego aéreo da área oeste deste continente paralisando o fluxo turístico dos aeroportos das cidades de Christchurch (NZL), Queenstown (NZL), Wellington (NZL), como também de Sydney (AUS) e Melbourne (AUS). Mas também a Austrália acaba de inaugurar a temporada invernal: no dia 10 de junho abriram as portas do maior ski resort do hemisfério sul, Perisher Ski Resort, e no dia seguinte as do Hotham Alpine Resort. Ambas as áreas de esqui apresentam boas condições climáticas para poder produzir neve artificial que será adicionada a que já caiu nos dias passados mas que é quase suficiente para garantir o correto funcionamento das principais pistas de esqui. Querendo mais infos, aqui abaixo tem um link das webcams do Perisher Ski Resort.

Na América Latina a situação é ainda de espera: a neve já chegou e em algumas localidades como a de Osorno (CHL) a temporada começou de forma não oficial no final de maio… Durante todo este período aconteceram significativas nevascas, apesar de que a mais importante chegou somente uns dias atrás deixando a maioria das localidades latinas com 15 e, as vezes mais, centímetros de neve. Infelizmente a situação Andina foi e está ainda sendo prejudicada pelo vulcão Puyehue que continua a espalhar cinzas para tudo que é lado. Valle Nevado (CHL) marcou a data de início da temporada para este fim de semana dia 17 de junho 2011. Mesma data será válida também para iniciar o inverno na maior ski area da América Latina do Cerro Catedral em Bariloche (ARG) e para as outras principais localidades da Cordilheira Andina. Como pode se ver na primeira imagem deste post e que foi disponibilizada pelos chicos da EPIC Snow Company, a montanha encontra-se nas condições ideais para iniciar esta nova temporada invernal, único problema será restaurar a tempo as conexões aéreas em todo o cone sul do continente que atualmente estão interrompidas, mas isso depende exclusivamente da mãe natureza.

Mais detalhes e infos, proximamente, AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *