De olho na temporada invernal 2014 | CBDN divulga pré-convocação para os Jogos Olímpicos de Inverno

Redacional

Mais um ano está prestes a iniciar e já vem com a agenda cheia de compromissos na neve… coisa boa!! 😀 Com certeza os meses de janeiro e fevereiro serão muitos importantes para os atletas dos esportes invernais: já na primeira semana, o 2014 iniciará com a estreia da nova temporada do prestigioso circuito dedicado para os snowboarders under 18, o World Rookie Tour (WRT). Primeira parada será em Livigno (ITA) e sucessivamente os Rookies da World Snowboard Federation (WSF) estarão competindo em Arena Platos (ROM)… todas as outras etapas do calendário podem ser encontradas nessa outra matéria. Mas janeiro será decisivo também para os atletas que aspiram participar da próxima edição dos Jogos Olímpicos que acontecerá em Sochi (RUS) em fevereiro. Atualmente a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) divulgou a lista dos atletas pré-convocados, mas até o dia 19 de janeiro (deadline oficial do período de classificação para os Jogos…) tudo estará em aberto e possíveis mudanças poderão ocorrer nessa lista de pré-convocação.

Comunicado de imprensa:

CBDN divulga pré-convocação para os Jogos Olímpicos de Inverno
A pouco mais de um mês para Sochi-2014, 7 atletas são definidos como titulares em 5 diferentes modalidades

Os representantes brasileiros na 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno já são conhecidos. Sete atletas titulares, de cinco modalidades distintas, foram pré-convocados para Sochi-2014 pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), nesta quinta-feira (26), o que pode representar a maior delegação dos esportes de neve do Brasil na história da competição.

“É para a CBDN uma satisfação toda especial poder pré-convocar atletas em cinco modalidades distintas para os Jogos de Sochi-2014, nos quais a entidade objetiva a quebra de inúmeros recordes e tornar esta a maior participação brasileira de todos os tempos”, afirma Stefano Arnhold, presidente da CBDN. “Ainda temos várias provas a serem disputadas até o dia 19 de Janeiro, quando se encerra o período de classificação, mas estamos muito otimistas com relação a todos os nossos atletas”.

Isabel Clark (37) tem experiência em Torino-2006 e Vancouver-2010 e prepara-se para a terceira participação olímpica no Snowboard Cross. A carioca vive a melhor fase da carreira: é a atual 16ª colocada na lista olímpica e tem larga vantagem para a última colocada. A atual campeã sul-americana e líder do ranking latino-americano colecionou medalhas de ouro nas provas sul-americanas, nas quais foi soberana. No hemisfério norte, o mais recente resultado foi a nona colocação na Copa do Mundo de Lake Louise, além do quarto melhor tempo da classificação, feito inédito para ela.

Jaqueline Mourão (38) é a titular em duas modalidades: Cross Country e Biatlhon, nas quais é a líder do ranking latino-americano em todas as disciplinas. Também dona de duas participações olímpicas de inverno (além de duas de verão), tornar-se-á a primeira brasileira a participar de cinco edições dos Jogos em modalidades tão distintas. A mineira tem o critério técnico para competir pela terceira vez no Cross Country, mas ainda aguarda a definição da primeira classificação brasileira no Biatlhon. Desde novembro, Jaque consegui marcas incríveis no esporte, quebrando três recordes.

O Cross Country terá Leandro Ribela (33) como representante masculino. Depois de Vancouver-2010, o paulista foi responsável por seis quebras de recordes e chega para Sochi-2014 como vice-líder do ranking latino-americano da modalidade.

No Ski Alpino masculino, Jhonatan Longhi (25) é o nome escolhido. O esquiador, que também esteve nos Jogos de 2010, tem os melhores resultados entre os três brasileiros que atingiram o índice técnico estabelecido. Além disso, é o recordista brasileiros de Slalom Gigante e Slalom Especial, provas que deve fazer em 2014, e no Super Combinado.

A mais jovem titular pré-convocada é Maya Harrisson (21). Mesmo com a pouca idade, já fez história no Ski Alpino brasileiro ao participar de Vancouver-2010 com apenas 17 anos e, um ano antes, estabelecer o melhor resultado da história do Brasil, entre homens e mulheres, na modalidade. Recuperada de uma sequência de lesões, a esquiadora chegou a ótimo ritmo de competição nos últimos meses de 2013 e conseguiu alcançar a classificação.

Dentre os sete atletas chamados, apenas Lais Souza (25) e Josi Santos (29), do Ski Freestyle, não têm experiência em Jogos Olímpicos de Inverno. As duas são as primeiras atletas de Aerials do País e, treinadas pelo gabaritado Ryan Snow, brigam pela vaga em Sochi-2014 a partir de janeiro.

Outros quatro esportistas, também com índice técnico para a competição, foram pré-convocados na condição de reservas: Mirlene Picin, no Cross Country feminino, Chiara Marano, no Ski Alpino feminino, Fabio Guglielmini e Tobias Macedo, no Ski Alpino masculino.

Parceria CBDN-SOI

Isabel Clark, Jaqueline Mourão, Leandro Ribela, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson recebem suporte do programa de apoio da SOI – Solidariedade Olímpica Internacional, uma das parcerias entre a CBDN e a SOI, que envolve também projetos de ciência aplicada ao esporte, programas de desenvolvimento de estrutura de treinamento, entre outros.

PR – Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)

No entanto, Isabel Clark provou mais uma vez que é a melhor snowboarder do Brasil e entre as melhores do planeta!!. A atleta carioca competiu no dia 21 de dezembro na etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross em Lake Louise (CAN), classificando-se com o 4° melhor tempo e concluindo a competição em nono lugar. As notícias mais relevantes sobre Sochi 2014 são a nova e inédita manobra do Shaun White no halfpipe (HP): uma especie de front 1440 double, que deixa bem perceber como o caminho para um triple cork também no pipe está preste para ser aberto… provavelmente nessa edição dos Jogos, ou (como seria mais provável…) durante os próximos Winter X Games.

E a grande pergunta que todo mundo está se queixando é se a região da Sibéria, famosa para os invernos rígidos com temperaturas literalmente congelantes e abundancia de neve o ano inteiro, irá ter neve a suficiência para realizar essa edição dos Jogos: nesses últimos meses esta região da Rússia está sendo influenciada pesadamente por condições anômalas de calor… mas a organização declarou que não irão ter problemas (além daqueles causados por possíveis ataques terrorísticos/diplomáticos…), visto que disponem de tecnologia adapta para produzir neve com temperaturas de até 15° acima do zero!!


Cortesia: Giancarlo Cattaneo/EPA – Avalanche em St. Moritz (SUI)

A neve começou finalmente a cair nos Alpes e desde o dia de Natal tá nevando muito mesmo! Mas essa abundancia apresenta condições bastante instáveis e nesses últimos dias foram registrados muitos casos de avalanches, a maioria tristemente fatais… até o campeão mundial de F1, o alemão Michael Schumacher, sofreu ontem um grave incidente mentre esquiava em um fora de pista em Meribel (FRA). No momento, ele se encontra em coma e está em sério perigo de vida… tomara que não!

A boa notícia é que os amigos de Protect Our Winter (POW) acabaram de me confirmar que o desastre de Fukushima (JAP) não deveria contaminar de forma perigosa as precipitações, tanto de chuva quanto de neve, na América do norte durante essa temporada invernal… porém aconselham evitar comer neve. E, sempre falando sobre o tema “clima e cia”,foi publicada uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton (EUA) na qual destaca-se como a destruição da floresta amazônica poderá afetar drasticamente o clima em outros lugares… os pesquisadores acabaram de afirmam que o desmatamento da NOSSA Amazônia poderá reduzir significativamente a quantidade de chuva e de neve no oeste dos Estados Unidos, além de aumentar os riscos de incêndios florestais na região…

Enfim, hoje é uma data especial para mim… mas isso é outra história. De qualquer forma os festejamentos já começaram e, se tudo der certo, continuarão por todo o 2014. Ride Safe 4 Ride Another Day, vejo vocês na neve 😀

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil| Temporada invernal HN 2014.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *