Começou a temporada de inverno 2021 no hemisfério norte | Incerteza e dúvidas sobre o que será desse inverno

O que esperar dessa temporada invernal?

Geralmente a temporada de inverno começa oficialmente entre final de novembro e começo de dezembro, mas é bastante comum que, dependendo das condições de neve, alguns centros de esqui consigam ligar os meios de elevação já nos meados de outubro! Pois entāo: nesse sábado, dia 24 de outubro, dois centros de esqui resolveram estrear de forma oficial o começo da nova temporada de neve: bem vindo inverno 2021!!!


Cortesia: Mount Norquay (CAN) – Winter Opening Day 2021

Um deles foi o centro de esqui canadense de Mount Norquay, um das três maiores opções que se encontram para esquiar no Banff National Park. Geralmente acostumados em abrir a temporada no começo de dezembro, nesse ano esse centro de esqui foi o primeiro do continente em ligar as maquinas. Enquanto outro que estreou sempre nesse sábado, porém no continente europeu, foi o de Cervinia (ITA).


Cortesia: Rino Barbato – Cervinia (ITA) dia 25 de outubro 2020

Se no Canada o de Mount Norquay é atualmente o único aberto, na Europa vale lembrar que ainda estão funcionando os centros de esqui de verāo (localizados na Áustria, França, Suíça, Itália e Noruega), mas o de Cervinia foi o primeiro em oficializar o fim dos passes de verão e o começo dos tickets de inverno. Pena que a festa durou só dois dias! Pois nesse domingo dia 25 de outubro “como medida preventiva contro o Covid19” um novo decreto nacional mandou fechar todos os centros de esqui e relativas atividades em todo o solo italiano até dia 24 de novembro!


Cortesia: Cervinia Ski Paradise – Fila para pegar a gondola no dia de abertura: 24 de outubro 2020

O entusiasmo (e a ânsia para esquiar antes de uma possível segunda temporada de lockdown) para esse grand opening invernal chamou mais de dois mil fissurados que, porém, estavam “adequadamente protocolados” e tentaram respeitar (onde dava) o tal de distanciamento social. Segundo os dirigentes da montanha foi um sucesso, entre os clientes teve bastante polemicas, enquanto os técnicos do Governo resolveram fechar tudo, apos somente dois dias de operações.


Cortesia: Cervinia Ski Paradise – A gondola no dia de abertura: 24 de outubro 2020

Atualmente existem muitas dúvidas sobre como será esse inverno. As fronteiras estāo todas fechadas: Canada, Estados Unidos, Japão… Europa já comunicou que até final de janeiro dificilmente haverá turismo extra-comunitário, até entre os países membros existem no momento fortes limitações que impedem e/ou dificultam o livre direito de circulação. Ou seja é certo que será uma temporada sem turismo internacional (fato) e, muito provavelmente, até o turismo nacional será bem limitado. As férias de Natal/Réveillon que costumam ser celebradas nas pistas de esqui já estão começando a ser abortadas… e a maioria dos centros de esqui não publicou os valores do tickets temporada (ou seja: nāo haverá) que foi substituído com um passe válido, no máximo, por até 45 dias não consecutivos. E nós?? Haja coração pois terremos só duas opçōes: Snowland e torcer para que até julho/agosto a coisa normalize!!

Mais detalhes👉 Dicas e conselhos sobre turismo invernal

Na capa, cortesia: Cervinia/Zermatt – 📷 Roberto Renna (24 outubro 2020)

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *