Começa oficialmente o inverno no hemisfério sul | Os centros de esqui abrem a temporada 2013 sob fortes nevascas

Temporada Inverno HS

Riders ready?!? Mais uma temporada invernal está iniciando: no final de semana passado praticamente todos os centros de esqui da América Latina entraram oficialmente em atividade, com bastante neve! Nos últimos dias, importantes nevascas caracterizaram o clima dos principais centros de esqui do continente, onde foram depositados uma média de 30/50cm de neve, que ajudaram a compactar definitivamente a base das pistas de esqui. E não vai parar por aí não: mais neve é prevista para as próximas horas. Neste momento os níveis de neve registrados são muito empolgantes e se comparamos os dados entre Chile e Argentina, por enquanto, são os hermanos chilenos que possuem mais centímetros de neve depositados.


Cortesia: Valle Nevado (CHL) – Data 01 de julho 2013


Cortesia: Cerro Catedral (ARG) – Data 01 de julho 2013

É tradição em praticamente quase todos os centros de esqui, não somente neste continente, que os passes dos meios de elevação sejam de graça no primeiro dia da temporada: uma espécie de ritual propício para iniciar positivamente as atividades invernais. Assim, como nos anos passados, a maioria dos ski resorts do hemisfério sul abriram as montanhas de forma gratuita para os sortudos que aproveitaram do icônico primeiro dia da temporada… a exceção dos que escolheram Las Leñas (ARG) e tiveram a triste surpresa de pagar tarifa cheia para andar somente em três pistas.


Cortesia: Las Leñas (ARG) – Webcam data 02 de julho 2013

De qualquer forma, a situação da neve parece ser bastante satisfatória e durante esta semana estão previstos mais centímetros para se juntar aos que caíram até agora. Todos os centros de esqui estão em atividade e com os principais serviços turísticos ativos, e as peregrinações brasileiras rumo à neve já iniciaram!! No meu mural do Facebook, começaram a aparecer as primeiras fotos desta temporada invernal e em breve muitos de nós estarão preparando o snowbag para curtir mais um inverno.


Cortesia: Nevados de Chillan (CHL) – Webcam data 02 de julho 2013

Mas prestem atenção e fiquem bastante ligados nisto: a temporada invernal nem quase iniciou e infelizmente já fez uma ilustre vítima. A forte instabilidade das temperaturas e as abundantes nevascas deixaram a superfície nevosa pouco compactada e, ontem, um dos Patrullas de Ski do Chile foi atingido de forma fatal por uma avalanche enquanto estava curtindo powder nos freerides acerca de Valle Nevado (CHL). Outro lembrete para os que estão indo agora para a neve: cuidado com os tubarões!! Estas são as primeiras nevascas e, apesar das pistas estarem pisadas e preparadas de forma ideal, os fora de pistas ainda escondem perigosas surpresas como, por exemplo, pedras e rochas… Para os interessados, estamos organizando um curso sobre os perigos do freeride e avalanche durante o 1° Festival Sul Americano de Snowboard/Campeonato Brasileiro de Snowboard em La Hoya (ARG), programado para acontecer na primeira semana de agosto 2013.


Cortesia: Cerro Caviahue (ARG) – Data 01 de julho 2013

Independentemente se for conosco ou em outra localidade/situação, aconselho vivamente a frequentar um desses para ter as noções básicas dos perigos e das atitudes a serem tomadas em caso de… Lembrem que isso não tira os perigos do freeride, mas contribui bastante para saber como reagir para ter chances de se salvar e/ou para ajudar os amigos a saírem dessa. Um capacete + ARVA + curso podem aumentar, em muito, os resultados positivos durante um imprevisto no powder. Temporada hemisfério sul 2013 oficialmente em modalidade ON. Contando os dias, encerando as pranchas… alongando o corpo!! #CadeMeuSnowbag?

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil – Temporada invernal hemisfério sul 2013.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *