Campeonato de Snowboard da CBDN | Valle Nevado (CHL) hospeda o tradicional evento invernal brasileiro

Campeonato de Snowboard

Chegou a hora do tradicional Campeonato Brasileiro de Snowboard realizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), o órgão oficial que representa a Federação Internacional de Esqui (FIS) no Brasil. E, por mais um ano, será o famoso centro de esqui andino de Valle Nevado (CHL) a hospedar este importante evento que, apesar de tudo, é mais uma imperdível ocasião para divulgar os esportes invernais e os relativos protagonistas pelo País. Tanto como aconteceu no Festival Sul Americano realizado poucos dias atras em La Hoya (ARG) pela Associação Brasileira de Snowboard (ABS), que representa a World Snowboard Federation (WSF), também a CBDN está tendo sérias dificuldades para realizar as provas por causa do mal tempo e das abundantes nevascas que ocorreram nestes últimos dias. Programadas para iniciar hoje (12 de agosto 2013), acaba de ser divulgado um comunicado oficial no qual avisa-se que as primeiras competições iniciarão somente nesta quinta feira (15 de agosto 2013).


Cortesia: Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)

Com Marcos Batista fora dos jogos nacionais, visto que está treinando em Cardrona (NZL) em previsão das últimas etapas da World Cup de slopestyle (SS) para tentar uma presença olímpica, significa que o atual campeão brasileiro de slopestyle (SS) não estará no Chile para defender o seu título, abrindo assim a concreta possibilidade para mais snowboarders se destacarem nesta modalidade. Viajando nestes dias com alguns dos mais conhecidos snowboarders brasileiros, notei que iniciaram as apostas sobre quem será o rider que provavelmente terá mais chances para dominar o campeonato. Por um lado me parece que bastante riders não irão presenciar este evento e sinceramente fico triste por isso enquanto é sempre uma chance desperdiçada, de qualquer forma, independentemente dos pontos de visão… por outro lado realizar uma comunicação tão apelativa e visivelmente fora do target, não deixa muita fantasia sobre este absentismo generalizado… alias, não se chamam de “boarders”, mas de “riders” ;D

Comunicado de imprensa:

Boarders prontos para Campeonato Brasileiro Oppa de Snowboard

Após treinos, Isabel Clark garante que equipe está preparada para desafio no Valle Nevado. Fotos em www.flickr.com/photos/cbdnbrasil

A partir da próxima semana, o snowboard verde-amarelo vai dominar o Valle Nevado (Chile). O XIX Campeonato Brasileiro Oppa da modalidade será realizado no resort andino, entre os dias 11 e 20, com provas FIS, Masters FIS, amadoras e paralímpicas.

Para Isabel Clark, que caminha para o 3º Jogos Olímpicos de Inverno da carreira em Sochi-14, a competição nacional é uma grande vitrine para o esporte no País. “As provas do sul não contam para a classificação Olímpica, mas são importantes para mostrar o snowboard e suas competições para o Brasil”, comentou.

Nos dias 12 e 13, serão disputadas as provas FIS de Snowboard Cross, também válidas como competições continentais. No dia seguinte, serão realizadas as provas abertas da disciplina. O Slopestyle FIS e amador está marcado para 17 e 18, enquanto, no dia 19, se disputa o Slalom Gigante amador.

Com treinos realizados na neve chilena com quase um mês de antecedência à competição, Isabel acredita no bom desempenho da equipe brasileira, composta por 6 snowboarders.

“Já estamos treinando há 3 semanas na neve e está sendo ótimo. Desde o inicio tivemos condições boas para treino especifico de Snowboard Cross. Fizemos uma partida e módulos para treinar, além de ter à disposição os saltos do parque e pistas”, destacou.

“Isis, Lucas e Rafael estão indo muito bem, evoluindo muito a cada dia, e aproveitando muito os treinos com o técnico Iván Fuenzalida (treinador de snowboard da CBDN). Os três estão super motivados e prontos para a competição”, continuou a atleta. Além de Isabel, Lucas e Rafael, também participam do training camp Nathali Oliani e André Cintra, atleta do Snowboard Adaptado e primeiro brasileiro na história a se classificar para os Jogos Paralímpicos de Inverno.

Isabel Clark, atual 14ª colocada no ranking mundial, se mostra otimista em relação à própria preparação. Para a temporada olímpica, a carioca resolveu investir pesado na preparação física. “Comecei um pouco mais tarde os treinos na neve, para poder ter mais treinos físicos, o que foi muito bom, pois estou me sentindo forte”, afirmou a snowboarder, dona do melhor resultado brasileiro na história dos Jogos de Inverno (9º lugar em Torino-2006).

Felippe Rodrigues – Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)
Gabriel Torres – Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)

Mais detalhes e infos Campeonato Brasileiro de Snowboard CBDN – Valle Nevado (CHL).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *