Brasileiro engatilha avalanche em Chillán (CHI) | Grave falta de educação e responsabilidade

Brasileiro engatilha avalanche

No dia 26 agosto 2017 aconteceu uma avalanche de importantes dimensões dentro do centro de esqui Nevados de Chillán (CHI)… lugar que conhecemos bastante visto que é um dos terrenos que usamos para as práticas do #SAFE, nosso educational sobre freeriding e relativos perigos. Ainda bem que as consequências foram só buRRocráticas… ou seja: nenhuma vitima, só um monte de “se” para serem analisados. De qualquer forma é um assunto bastante delicado: uma mistura entre falta de controle mais adequado por parte do centro de esqui e muita irresponsabilidade do rider que engatilhou o grande destacamento de neve.

Os fatos: nevou bastante nos dias anteriores… o centro de esqui tentou botar em segurança as coisas para abrir o mais rápido possível, mas tinha muita neve acumulada… o cara entra na pira querendo rabiscar tudo sem se tocar que problemas poderiam estar escondidos. E engatilha um grande deslisamento de neve que por sorte não o leva junto e consegue sair de fininho. Não vamos entrar na questão se ele tinha ou não o equipamento para freeride (tomara pelos menos o ARVA/Beacon…) e nem a respeito se ele tinha noções sobre aproximação em áreas de freeride.


Cortesia: Aprendica Outdor Training – Post no FB sobre o acontecimento

Com certeza responsabilidade e educação faltaram… e muito, visto que teve sorte sim de não estar envolvido, mas ao invés de avisar os patrulhas que estava salvo, foi tomar cerveja no pub deixando os socorristas em apreensão em busca por possíveis vitimas… ou corpos. Por outro lado Nevados de Chillán está sim de parabéns por ter uma equipe de socorristas muito eficiente e preparada, porém poderia começar a trabalhar mais seriamente em termos de controle e prevenção, tornando a fiscalização para quem sai das pistas mais rígida… durante nossa última visita observamos que foi montado um checkpoint de controlo ARVA/Beacon, mas bastante precário e estrategicamente mal localizado. De qualquer forma cabe a nós entender que perigos existem e precisamos ser cautelosos… e se acontecer algo, sempre avisar os patrulhas! #MUST!

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *