A CBDN apresenta a programação da temporada de inverno 2012 | Estreia a primeira Copa do Mundo de Ski Slopestyle no Hemisfério Sul

Circuito Nacional de Neve

Após um mês do encerramento oficial da temporada de competições realizadas nas neves do mundo inteiro durante o inverno passado, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), a representante oficial no Brasil da Federação Internacional de Esqui (FIS), apresenta a nova programação de eventos da temporada invernal 2012 do hemisfério sul. A partir deste ano, todas as competições na neve iniciarão a adquirir um significado ainda mais empolgante e importante para os integrantes da nossa seleção: iniciou-se à busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Sochi em 2014! Ou seja, os atletas brasileiros das modalidades Ski Alpino, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno, Ski Freestyle e (ainda, por enquanto…) de Snowboard, já estão concentrados e fortemente motivados para alcançar este importante objetivo… e todos nós estaremos ao lado deles torcendo para que este sonho possa se realizar. Outra grande novidade desta temporada invernal sul americana, será a estreia da primeira etapa da Copa do Mundo de Ski Slopestyle no hemisfério sul, a qual será organizada pela CBDN em Ushuaia (ARG). Esta modalidade foi recém incluída nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno e esta prova já será valida para a classificação de Sochi 2014.

Comunicado de imprensa:

Atletas brasileiros se preparam para temporada de competições na neve no hemisfério sul
Campeonatos dão início à busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Sochi em 2014

A neve já está chegando ao hemisfério Sul e os atletas brasileiros das modalidades Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno e Ski Freestyle se preparam para as competições da temporada de inverno que serão disputadas entre agosto e setembro na Argentina e no Chile.

Os campeonatos marcam o início da busca dos atletas pela classificação nos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em 2014 em Sochi, na Rússia. Além dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano das modalidades, a temporada será ainda mais especial em razão da realização inédita de uma etapa da Copa do Mundo de Ski Slopestyle em Ushuaia, na Argentina.

“O pioneirismo do Brasil na organização de eventos de alto nível na neve o leva a fazer história mais uma vez ao organizar a primeira Copa do Mundo de Ski Slopestyle no Hemisfério Sul. A prova desta modalidade radical recentemente incorporada ao Programa dos Jogos Olímpicos de Inverno será válida para a classificação para Sochi 2014”, afirma Stefano Arnhold, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.


Cortesia: CBDN – Atleta: Jhonatan Longhi

Competições da Temporada de Inverno no Hemisfério Sul

De acordo com o calendário de competições oficiais, a primeira prova da temporada será o Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country. Na modalidade, que pode ser apontada como uma maratona na neve, vence o atleta que primeiro completar o percurso (que pode variar de 1 a 50 km). Esse ano, a competição será realizada em Ushuaia na Argentina e contará com provas entre os dias 03 e 05 de agosto.

Os atletas de Biathlon de Inverno (Ski Cross Country com Tiro Esportivo) vão disputar a primeira etapa do Campeonato Sul-Americano da modalidade entre os dias 10 e 14 de agosto em Portillo, no Chile.

Já o Campeonato Brasileiro de Biathlon de Inverno está agendado para ser disputado entre os dias 03 e 07 de setembro em Bariloche, na Argentina.

A partir do dia 12 de agosto, atletas amadores e profissionais vão disputar o Campeonato Brasileiro de Snowboard em Valle Nevado, no Chile. Simultaneamente, será realizado na mesma montanha o Campeonato Sul-Americano da modalidade, com atletas de diversos países. As provas, organizadas pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve acontecerão até o dia 21 de agosto.

Na mesma semana, entre os dias 22 e 24 experientes esquiadores irão se enfrentar no Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Ski Alpino. Serão disputadas provas de Slalom Especial, Slalom Gigante e Super G.


Cortesia: CBDN – Atleta: Jaqueline Mourão

De volta à Argentina, os atletas do Biathlon de Inverno disputarão a segunda etapa do Sul-Americano da modalidade e também a o Campeonato Brasileiro da modalidade. As provas estão agendadas para acontecer entre 03 e 07 de setembro em Bariloche.Competições Inéditas de Ski Slopestyle na América do Sul


Cortesia: CBDN – Atleta: Leandro Ribela

Pela primeira vez, os atletas da modalidade Ski Slopestyle poderão participar de provas oficiais da FIS (Federação Internacional de Ski) na América do Sul.

Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, os atletas participam dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da modalidade.

Em seguida, a região mais ao Sul do mundo receberá pela primeira vez a etapa da Copa do Mundo de Ski Slopestyle. Essa inédita competição será a primeira prova de apenas nove a serem realizadas entre julho de 2012 e janeiro de 2014, período válido para a classificação para os Jogos Olímpicos de Sochi. Em Ushuaia, a Copa do Mundo será entre 04 e 08 de setembro.

Para encerrar o calendário da temporada de inverno no hemisfério Sul, os atletas Masters (a partir de 30 anos) vão para Valle Nevado e La Parva, no Chile para disputar a Copa do Mundo de Ski Alpino. As provas serão realizadas entre 15 e 18 de setembro.

Michele Barcena – Coordenadora de Comunicação e Marketing da CBDN.

Ps: Tecnicamente o termo Ski Slopestyle seria errado: o correto seria Freeski Slopestyle, visto que os esquis tradicionais não são por nada idôneos para realizar as manobras de tipo acrobático… e para diferenciar este novo conceito de esqui daqueles com construção tradicional, tanto as produtoras quantos os atletas, os chamam de Freeski… mas para a FIS não seria tão diplomático usar este termo por várias razões: tanto comerciais quanto históricas… #FicaAdica 😀

Mais detalhes e infos Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *