6Star Burton European Open 2013 em Laax (SUI) | Os melhores riders no maior evento europeu de snowboard freestyle

Evento de Snowboard

A décima quarta edição do tradicional 6Star Burton European Open (BEO) levou mais uma vez a elite dos snowboarders para Laax (SUI), um dos melhores picos da Europa, especialmente quando o assunto é freestyle. Esse é um dos sete eventos classificados como 6Star pela World Snowboard Federation (WSF), e é a única etapa open de halfpipe (HP) e slopestyle (SS) do circuito do World Snowboard Tour (WST) da Europa. Com seis dias de competição nas disciplinas de snowboard freestyle e com mais de 300 atletas de todo o mundo e um prêmio de 125.000 USD, com certeza o BEO (como é geralmente chamado) é o maior e mais respeitado evento de snowboard da Europa. Também é o único que oferece, tanto para os juniores quanto para as e os riders, a incrível oportunidade de mostrar suas próprias habilidades nas provas de halfpipe (HP) e de slopestyle (SS), visando constantemente empurrar a progressão do esporte, e proporcionando, em um único evento, a possibilidade para os atletas amadores de poderem se confrontar com os melhores riders/campeões/lendas do planeta.

Após um ótimo primeiro dia dedicado para as qualificações do slopestyle (SS), no dia seguinte um forte vento trouxe muita instabilidade atmosférica que tornou a montanha totalmente inacessível, obrigando a organização do BEO a suspender as finais dessa disciplina. Os resultados finais válidos para o pódio da competição foram baseados, então, nos pontos adquiridos durante as rodadas de qualificação. Assim, o forte rider norueguês Horgmo Torstein foi o vencedor da etapa, seguido pelos PROs canadenses Mark McMorris e Sebastien Toutant, respetivamente, segundo e terceiro colocados. E, apesar de tudo, os riders ficaram muitos felizes desse contratempo porque puderam aproveitar para andar no powder!! #sortudos

Ao longo da sua história que abrange 14 anos, as finais do halfpipe (HP) do BEO sempre ofereceram um nível muito alto, e edição 2013 não contradisse estas expectativas. Mais uma vez, a elevada presença de espectadores, que se reuniram ao redor do superpipe de 140 metros, fizeram uma ótima coreografia incentivando os 12 atletas e os 6 riders que chegaram até a final da disciplina, na qual o jovem rider japonês Ayumu Hirano, de apenas 14 anos e que chegou poucas semanas atrás em segundo lugar nos 6Star Winter X Games em Aspen (EUA), voltou a brilhar e dominou a competição com muito estilo. Ele deixou para atrás feras como o suíço Iouri Podladtchikov e o grande Scotty Lago, mostrando mais uma vez o seu grande potencial que está surgindo. Também na categoria das meninas, uma jovem rookie norte americana de 16 anos, Arielle Gold, falou mais alto e não deixou muitas chances para a conterrânea Kelly Clark, que usou todas as três runs disponíveis para tentar vencer a jovem colega snowboarder, mas no fim teve que se contentar somente do segundo degrau do pódio.

Os mais sortudos desta edição 2013 do 6Star Burton European Open de Laax (SUI) foram, com certeza, os juniores que puderam aproveitar de um fantástico céu azul para competir. Nas provas femininas, a rookie norte americana Chloe Kim conquistou o ouro tanto no halfpipe (HP) quanto no slopestyle (SS), enquanto o colega Jake Pates conseguiu conquistar o pódio no halfpipe (HP), mas teve de se contentar somente da prata no slopestyle (SS), ficando atrás do forte norueguês Marcus Kleveland. A verdade é que esse evento sempre foi considerado uma janela no futuro do snowboard profissional e, depois ter visto o que aconteceu nesta edição do BEO, as expectativas não poderiam ser mais otimistas!! Comecem a gravar esses nomes, que em breve estes baixinhos não deixarão muitas chances aos “adultos”… e isso, como acabamos de ver, já está acontecendo.

Mais detalhes e infos 6Star Burton European Open (BEO) 2013 – Laax (SUI).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

One thought on “6Star Burton European Open 2013 em Laax (SUI) | Os melhores riders no maior evento europeu de snowboard freestyle

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *