Snow Derby dos Pirineus – Piau-Engaly (FRA)

A disciplina do derby é considerada como umas das mais adrenalínicas entre as praticadas com esqui, snowboard ou similares. Basicamente o derby, ou snow derby, consiste em descida na neve contemporaneamente e pela mesma pista com os outros concorrentes. E claro, o primeiro que chega ao fim ganha a festa.
Uma descida sem freios e sem medo, largando todos juntos ao mesmo tempo, na fissura de ser o mais rápido, aquele que erra menos e que sabe escolher a linha mais rápida e perpendicular, para obter o merecido resultado. As vezes são organizados usando as mesmas pistas dos centros de esqui, geralmente são escolhidas as homologadas de nível vermelho, mas podem ser organizados também em pleno fora de pista… e de repente com neve fresca 😀

Mas o Derby Des Pyrénées, que acontecerá no dia 19 de março 2011 no Peak of Piau, em Piau-Engaly (FRA), é um pouco diferente do padrão geral: nas sete edições passadas do evento, a organização sempre tentou investigar e ressaltar também o lado festivo da manifestação, instaurando assim vários prêmios que homenageiam a originalidade e as fantasias usadas pelos competidores, além de premiar somente baseando-se nos resultados obtidos pelas prestações agonísticas. Pode se participar ao Derby dos Pirineus tanto individualmente quanto em grupo e serão 800 metros de descida vertical que cada inscrito deverá enfrentar para completar a prova.

A prova será dividida nas categorias: Freeski, Monoski, Telemark, Snowboard, Snowscoot e, para confirmar o clima descontraído do evento, com “outros objetos que deslizam na neve”, mas que necessitam de uma prévia aprovação pela organização.

A primeira edição, em março 2004, foi presenciada por 40 atletas locais. Na edição de 2010, a sétima, foram mais de 270 participantes provenientes de cinco Países e por esta oitava edição são previstos mais de 300 inscritos. E novidade do derby 2011 será a abertura do evento para a categoria junior, mas a prova deles acontecerá em uma outra data: no dia 3 abril 2011.

Mais detalhes e infos AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *